O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital – padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro – AR CREMEB/CFM e emitido pela Autoridade Certificador -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.
– Clique aqui e conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM.
O Certificado Digital poderá ser requerido seguindo os seguintes passos:
– Acesse o Portal de Serviços;
– Selecione a opção: Solicitante com inscrição;
– Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
– Informe a UF;
– Informe sua senha;
– Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
– Acesse a opção: Certificado Digital.
OBS: SÓ SERÁ POSSÍVEL ACESSAR O SISTEMA SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CREMEB. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor providenciar a atualização com envio do formulário CLIQUE AQUI para o seguinte e-mail: atualizaendereco@cremeb.org.br . A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CREMEB.
– Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail;
– Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH;
– Acompanhe o trâmite de sua solicitação na aba – HISTÓRIO.
Observações:
O médico deverá acessar o Portal de Serviço e atender os requisitos abaixo:
– Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
– Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
– Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
– Dados biométricos compatíveis.
ATENÇÃO:
Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
Caso os dados de biometria armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.
Suporte VALID:
– Regiões metropolitanas: 3004-3454;
– Demais localidades: 0800 725 4565;