Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb recebe representantes do CFM em plenária especial

2 de dezembro de 2021

Atendendo o convite do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) veio a Salvador para participar, ontem, dia 01, de uma sessão plenária especial, que aconteceu na sede do Cremeb. O encontro, que reuniu conselheiros locais e representantes do CFM, acontece anualmente e tem como objetivo discutir temas relevantes e pertinentes à classe médica.

“Essa é uma oportunidade para conversarmos sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Conselho Federal e pelo Cremeb. É uma visita de interação, para discutirmos temas comuns ao Regional e ao CFM. Um espaço para conversamos sobre questões técnicas, administrativas e também sobre resoluções e atos do CFM”, afirmou o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia.

O presidente do CFM, Mauro Luiz Ribeiro, começou o seu discurso falando da importância de ter um sistema harmonizado: “Existe um sistema conselhal no Brasil. O CFM é a cabeça do sistema e os regionais a sua ramificação. Todos nós estamos inseridos dentro do mesmo contexto”. Ele informou que, nos últimos três meses, o CFM já visitou mais de 20 CRMs para entender as prioridades e necessidades de cada um. “É muito importante ouvir as críticas, reflexões e sugestões para que possamos fazer os encaminhamentos necessários”, disse ele.

Entre as prioridades do CFM, a modernização tecnológica do sistema conselhal merece destaque. Na oportunidade, os representantes federais citaram alguns projetos na área que já foram implementados, a exemplo do certificado digital e do portal de prescrição médica, ambos gratuitos e lançados ontem (01) para todos os médicos brasileiros, e outros que serão concretizados em breve, como a Intranet – que será utilizada internamente pelos CRMs – e o prontuário eletrônico, este último com expectativa de lançamento em três meses.

“Minha missão na função de primeiro-secretário do CFM é tentar implementar a redução do distanciamento em relação as novas tecnologias”, afirmou Hideraldo Luís Cabeça, que detalhou para os presentes os principais projetos tecnológicos do CFM. Segundo ele, a plataforma de prescrição eletrônica, que, apesar de ter sido lançada ontem (01), já está no ar há cerca de 30 dias, não deixa nada a desejar para o que é oferecido no mercado. “Em menos de um mês, e sem qualquer tipo de divulgação, a gente praticamente dobrou o número de liberações, passando de 90 mil produtos para 200 mil”, informou ele.

A secretária geral do CFM, Dilza Teresinha Ribeiro, chamou atenção para o desenvolvimento da governança e da gestão, tendo uma equipe do CFM – incluindo profissionais de Tecnologia da Informação, Gestão de Pessoas e da secretaria – visitado os CRMs para analisar os processos internos, visando sempre a melhoria contínua. “Não é nada punitivo. Eu chamo de uma consultoria grátis. Apesar da gente ainda não ter divulgado os resultados, posso afirmar que o Cremeb está entre os melhores níveis de gestão”, elogiou ela.

Telemedicina, reprodução assistida, desoneração das receitas, inscrição secundária e revalidação de diplomas foram alguns dos assuntos levantados pelos conselheiros do Cremeb para discussão. O evento também contou com a participação do assessor jurídico do CFM, José Alejandro Silva, da assessora jurídica do Cremeb, Cássia Barretto, e do gerente administrativo do Cremeb, Thiago Pimenta. “Estou muito satisfeito com o resultado desse nosso encontro. Espero que possamos nos reunir mais vezes, para elucidar dúvidas e sugerir novas pautas e, claro, continuar trocando experiências”, encerrou o presidente do Cremeb, Cons. Otávio Marambaia.

 

Compartilhe: