Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médico realiza cesariana durante parada cardiorrespiratória: mãe e bebê sobreviveram

17 de agosto de 2020

A madrugada da última quarta-feira, dia 12, dificilmente será esquecida pelo jovem médico Uenderson Araújo Barbosa, de 30 anos. Ele estava de plantão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde trabalha desde que se formou (há um ano e meio), quando recebeu um chamado para tentar salvar duas vidas: a de uma gestante, de 39 anos que tinha acabado de ter uma parada cardiorrespiratória dentro de uma outra ambulância do Samu, e a de seu bebê, com aproximadamente com 28 semanas. E deu certo!


*Na foto, Dr. Uenserson (no centro) com o pediatra Matheus
Cunha Mendonça e a enfermeira Thaís Carvalho

Ainda sem conseguir dormir, tanto pela adrenalina da ação, quanto pela quantidade de mensagens de parabéns, Dr. Uenderson conversou com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) na tarde da última quinta-feira, dia 13, e contou como tudo aconteceu. “A gestante procurou o HGE com falta de ar e pressão descompensada. Após ser estabilizada, o Samu foi acionado para transferi-la para a Maternidade José Maria de Magalhães Netto. Ao ser colocada na ambulância, com outra equipe, ela teve a parada cardíaca”, revelou ele.

Neste momento da parada, às 03h35, ele foi acionado pelos colegas do Samu para ajudar na ocorrência já que é médico residente de Ginecologia e Obstetrícia. “Foi tudo muito rápido… graças ao condutor da ambulância, levamos apenas sete minutos para sair da base, na San Martim, e chegarmos no HGE. Quando chegamos, a gestante já tinha retornado para a emergência do HGE, com os colegas tentando reanimá-la. Não pensei duas vezes: optei por uma cesária perimortem, uma manobra recomendada, porém muito difícil”, contou.

Dr. Uenderson explicou que esse tipo de cesária aumenta as chances de sobrevivência da mãe, mas que, em momento algum, ele desistiu de também salvar a vida do bebê. Segundo ele, a cirurgia aconteceu na Emergência mesmo e durou cerca de 1 minuto. A criança, embora com dificuldade respiratória e necessidade de intubação, saiu com vida do HGE e foi transferida para a UTI da maternidade de referência. A mãe, que conseguiu ser reanimada após a retirada do bebê, permaneceu na UTI do HGE em estado grave, porém em curva de melhora.

“Essa experiência foi a mais importante da minha vida. Eu, que quase perdi minha mãe aos 18 anos, durante o parto da minha irmã, precisei assumir o risco e colocar em prática algo difícil em todos os aspectos, mas conseguimos”, relatou o médico, que salientou a importância do trabalho em equipe: “Sem o pedido de reforço do colega do SAMU, sem a agilidade do condutor da ambulância, sem a eficiência da minha enfermeira, que prontamente me deu tudo que pedi, e sem a persistência de todos que trabalharam desde o atendimento até a reanimação da paciente no HGE, certamente a gente não terei conseguido”. Pelas suas contas, mais de 10 profissionais participaram da ação, incluindo equipes da SAMU e HGE.

O diretor médico do HGE, Dr. Jorge Matheus Campos, elogiou a postura do profissional, afirmando que neste tipo de manobra é difícil haver um desfecho favorável tanto para a mãe quanto para o bebê. “Eu nunca vi um caso desse”, afirmou ele, ressaltando que a estrutura da unidade, contribuiu para o resultado positivo. O segundo vice-corregedor do Cremeb, conselheiro Leonardo Rezende, que é ginecologista e obstetra e preceptor de Uenderson na residência, ratificou a informação: “Eu, em 20 anos de formado, não me lembro de ter feito um procedimento deste. Apesar de ser um médico jovem, ele soube indicar e excetuar adequadamente”, parabenizou.

A presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, elogiou a postura do médico e de todos os profissionais envolvidos na ocorrência e disse que atitudes como esta servem para retratar os dilemas e o empenho dos profissionais que lutam diariamente para salvar vidas. “São essas histórias, contadas todos os dias, que nos inspiram e faz a gente continuar acreditando que, com profissionalismo, ética e coragem, tudo vale à pena. A todos os profissionais envolvidos nesta e em tantas outras emergências, o nosso muito obrigada”, declarou ela.

Compartilhe: