Conheça nossas redes sociais

Notícias

Coronavírus: Cremeb fiscaliza Hospital Teresa de Lisieux para verificar utilização de EPIs

22 de abril de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizou fiscalização na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux (Hapvida), que fica localizado na Av. ACM, para apurar denúncia sobre o uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A inspeção, que aconteceu no dia 06 de abril, foi realizada pela médica fiscal do Cremeb Gilneide Souza e pelo conselheiro Luciano Ferreira e contou com a presença de uma equipe da Vigilância Sanitária e da presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Dra. Ana Rita de Luna.

No decorrer da visita à UTI 2, reservada para pacientes com diagnóstico ou suspeita da COVID-19, foram constatadas não conformidades relacionadas ao descarte de EPI’s contaminados, bem como ao fluxo de descarte deste material sujo.

Visando a correção dos processos, a equipe da Vigilância Sanitária deu as devidas orientações à equipe técnica do setor. No momento da visita, haviam três pacientes internados nessa UTI, um positivo para coronavírus e dois suspeitos aguardando confirmação.

A diretora técnica do Hospital Teresa de Lisieux informou à equipe de fiscalização que, no momento da inspeção, haviam três pacientes positivos para o novo coronavírus, estando os outros dois internados na enfermaria da unidade.

Quanto à disponibilidade de EPI para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento a estes pacientes, verificou-se que a equipe se encontrava paramentada com gorro, capas, luvas, óculos de proteção, máscara N95 e máscara de acetato.

 

Confira aqui como a forma correta de colocar e retirar os EPIs

Compartilhe: