Conheça nossas redes sociais

Notícias

COVID-19: Cremeb fiscaliza reestruturação do Hospital Ernesto Simões

16 de abril de 2020

Após receber denúncias referente ao fluxo de entrada e saída de profissionais, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizou, na última segunda-feira (13), uma fiscalização no Hospital Ernesto Simões (localizado na Caixa D’agua), recentemente designado para ser unidade de referência para COVID-19 durante a pandemia.

Fotos enviadas ao Conselho demonstravam aglomeração na entrada dos profissionais devido ao protocolo do novo coronavírus, que inclui a necessidade de guarda de pertences pessoais e recebimento de equipamentos de segurança individual (EPIs). Além disso, o local para a entrada dos funcionários no hospital não possui cobertura, expondo os mesmos a chuva e sol.

Foto enviada ao Cremeb

Durante a visita, a médica fiscal Gilneide Souza e o vice-presidente do Cremeb e conselheiro federal, Julio Braga, perceberam que os funcionários da unidade ainda não dominam o fluxo proposto, ocorrendo, por exemplo, descarte de EPIs em local indevido, a exemplo de uma segunda instalação de vestiários e banheiros na saída do hospital, que corresponde a última etapa do processo necessário antes dos servidores deixarem a unidade.

Visando evitar uma maior quantidade de profissionais chegando simultaneamente, a diretora geral do Hospital, Cristina Franca, informou que estabeleceu mais de um horário de entrada e saída das equipes. Sobre o cumprimento do fluxo dos processos, ela afirmou que os funcionários receberam treinamento, mas reconheceu que há uma necessidade de intensificar o trabalho de educação continuada. Alguns médicos entrevistados pela equipe do Cremeb confirmaram melhoras graduais no fluxo de chegada e saída das equipes de profissionais de saúde.

Para ajudar no descarte adequado dos EPIs, Dra. Cristina disse que já foram instalados novos hampers (tipo baldes), evitando que os materiais sejam despejados no chão da unidade, conforme vinha acontecendo na primeira semana de atendimento do funcionamento do setor. Por fim, a diretora informou que já solicitou à Sesab a instalação de toldo de proteção para o de entrada e saída da unidade e, segundo ela, a previsão é que o mesmo seja instalado ainda nesta semana.

Compartilhe: