Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médicos e juristas participam do Seminário sobre Responsabilidade Médica em Juazeiro

3 de dezembro de 2019

Médicos e juristas das cidades de Juazeiro e Petrolina-PE, municípios localizados na Mesorregião do Vale São-Francisco, puderam aprender e compartilhar sobre diversos conteúdos das obrigações legais da profissão médica, bem como as implicações éticas no desenvolvimento das suas atividades. Toda essa troca foi resultado de mais uma edição do Cremeb Itinerante, que levou o Seminário de Responsabilidade Médica para a região, na tarde da última sexta-feira (29).

Clique aqui e acesse a galeria de fotos do evento.

“O evento trouxe à nossa região uma excelente oportunidade de debatermos assuntos de extrema relevância para a nossa prática profissional”, considera a delegada do Cremeb em Juazeiro, Dra. Jamille Freire. A identificação da médica ratifica ainda mais a proposta do Cremeb Itinerante, tendo em vista a dimensão territorial do estado baiano, em colaboração ao esforço do Conselho para compartilhar conhecimento com profissionais de distintas localidades. “Além de aproximar as interfaces entre medicina e direito, tivemos a oportunidade de nos aproximar do Conselho sempre na busca incessante pelo exercício ético da nossa profissão”, conclui Dra. Jamille.

Para conduzir os diálogos, quatro conselheiros explanaram sobre temas de relevância no âmbito da relação medicina e direito. “A declaração de óbito, documento essencial”, pelo Cons. João Eduardo Pereira; “O novo Código de Ética Medica / 90 anos da ética médica no Brasil”,  pelo Cons. Plínio Roberto Sodré; “Responsabilidade do Diretor Técnico das unidades de Saúde”, pela Consa. Camila Barcia; e “O médico e as mídias sociais no contexto da ética profissional”, pelo conselheiro corregedor José Abelardo Garcia de Meneses.

Clique aqui e acesse as apresentações do Seminário.

O representante da OAB/Ba de Juazeiro, Dr. Thiago Cordeiro, considera que o evento do Cremeb tem influência direta na atividade dos advogados, tendo em vista que o conhecimento do código de ética médica e das atribuições legais em medicina englobam a relevante área jurídica do Direito Médico. “Uma grande iniciativa, que proporcionou a troca de experiências entre médicos, advogados e estudantes, contribuindo com o crescimento profissional de todos”, explica Cordeiro.

Na finalização do evento, o corregedor do Cremeb reforçou a significância em reunir cerca de 70 profissionais e estudantes no Seminário, tendo neste número um feed-back positivo sobre a importância do Cremeb Itinerante percorrer as cidades do interior baiano.

“Para nós, é extremamente gratificante ser recebido com tantas questões pertinentes ao nosso dia a dia, ver o auditório cheio em pleno turno letivo e laboral. O Cremeb segue de portas abertas para diálogos com outras áreas do conhecimento e para tirar dúvidas e prover orientações à classe médica”, considerou Dr. José Abelardo.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo corregedor do Cremeb, Cons. José Abelardo de Meneses; pela conselheira federal Maíra Dantas, representando o CFM; pela delegada do Cremeb em Juazeiro, Dra. Jamille Freire; pelo representante da OAB/Ba em Juazeiro, Thiago Cordeiro; e pela representante da OAB/PE em Petrolina, Maria Silvia Botelho Baguetti.

Em continuidade ao projeto Cremeb Solidário, o Seminário de Responsabilidade Médica arrecadou cerca de cinco quilos de leite em pó, que será doado para instituição de caridade sem fins lucrativos, da própria cidade de Juazeiro.

Compartilhe: