Conheça nossas redes sociais

Notícias

Ex-conselheiro apresenta em plenária projetos no Ministério da Saúde

10 de julho de 2019

A última plenária do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), realizada sexta-feira passada, dia 05, contou com a participação do ex-conselheiro Alessandro Vasconcelos. À frente da diretoria do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS) do Ministério da Saúde desde abril, ele apresentou aos conselheiros a nova estrutura do Ministério e os projetos sob a sua responsabilidade.

“Além de estreitar esse canal de comunicação entre o Cremeb e o Ministério da Saúde, vim ouvir dos conselheiros sobre quais as demandas da instituição”, afirmou Dr. Alessandro. Entre os desafios na função, ele citou a estruturação das ações do DEGTS, a criação de novos núcleos especializados com corpo técnico com formação e capacitação adequados para estas tarefas, a redução de cargos de confiança, pois muitos deles ocorriam por indicação política. Outro desafio é desenvolver processos, até então inexistentes, que viabilizem analisar continuamente a formação da força de trabalho em saúde, planejando de acordo com a necessidade do país e das populações locais de acordo com suas características regionais, e implementar ações para harmonizar o campo de atuação e a integração das 14 profissões de saúde.

Segundo o ex-conselheiro, causou-lhe estranheza o fato dos projetos de cooperação internacional, alguns visando a autorização automática de exercício profissional entre os paíse signatários, não terem a participação efetiva das entidades profissionais da área da saúde. “Queremos fortalecer essa voz do profissional de saúde”, garantiu Dr. Alessandro.

Entre os pleitos do Cremeb, os conselheiros solicitaram uma definição jurídica quanto a forma de contratação dos médicos, especificamente, com a regulamentação dos contratos por pessoa jurídica para evitar autuações pela Receita Federal. E pediram apoio para a criação de uma carreira federal para médicos como forma de garantir a assistência em locais mais remotos.

Compartilhe: