Conheça nossas redes sociais

Notícias

Planserv: Qualirede divulgará cotas de atendimento após anos de cobrança do Cremeb

5 de julho de 2019

A partir do próximo mês os usuários e prestadores de serviço do Planserv poderão consultar online, no site do plano de saúde, a cota de atendimento de cada unidade credenciada. Pelo menos é o que prometeu os representantes da Qualirede, empresa gestora do plano, durante audiência pública realizada na última quarta-feira, dia 03, pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA).

Presidida pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), promotora de Justiça Rita Tourinho, a audiência pública contou com a participação de representantes das entidades médicas, Cremeb e Sindimed, dos servidores estaduais e dos hospitais, além de pessoas da sociedade civil.

Embora reconheça que a medida adotada pela Qualirede é um passo importante, o vice-presidente do Cremeb, conselheiro Júlio Braga, que esteve na audiência, ratificou que o processo de transparência precisa ser ampliado. “O Estado ainda não demonstrou nenhum benefício com a contratação da Qualirede há quase 2 anos. Além do corte de mais de R$ 100 milhões determinado pelo governador Rui Costa, são R$ 72 milhões repassados à Qualirede que poderiam estar sendo utilizados no atendimento aos pacientes”, ressaltou.

De acordo com o conselheiro, apesar dos usuários reclamarem do acesso à assistência, representantes do Planserv afirmam que estão muito satisfeitos com a atuação da Qualirede. “Os relatos de usuários, prestadores e médicos é que o acesso à assistência tem sido burocratizado, seja por restrições absolutas (cotas) ou por exigências de relatórios e outros documentos absolutamente dispensáveis”, complementou a conselheira Maíra Dantas, que também participou da audiência.

Além da divulgação das cotas por unidade de saúde, representantes do Planserv solicitaram às entidades médicas uma lista sumária de doenças para autorizar internações extra cotas. “O Cremeb entende que não há como uma lista abranger todas as particularidades das situações de urgência e emergência. Cabe ao médico assistente indicar e ao médico auditor do Planserv avaliar alternativas à internação solicitada”, pontuou Dr. Júlio Braga.

Compartilhe: