Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb informa o falecimento do médico e professor Enéas Carvalho, vítima da Covid-19

26 de janeiro de 2022

É com enorme pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do médico e professor Éneas Silva de Carvalho Filho, aos 79 anos, em Salvador, no último dia 23 (domingo). Natural do município de Cururupu, no Maranhão, Dr. Enéas formou-se médico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na turma de 1971, exercia a especialidade de pneumologia e dedicou mais de meio século da sua vida à Medicina, seus alunos e seus pacientes.

Na aliança entre a Medicina e a Educação, Enéas Carvalho foi professor por 38 anos, ministrando “Propedêutica de Pneumologia” na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na faculdade onde se formou médico, a Escola Bahiana. “Tive a honra de ter sido aluno dele. Era uma pessoa muito humana, de um conhecimento impressionante. Foi um dos melhores mestres na minha formação”, comenta o conselheiro 2º Secretário do Cremeb, Dr. Antônio Meira, um dos diversos conselheiros que foram alunos do professor Enéas.

Nem mesmo a aposentadoria diminuiu a sua vontade de colaborar ainda mais com a Medicina e com a assistência em saúde pública, pois aos 71 anos, já aposentado, aceitou o convite para dirigir o Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras. Como relatado pelo jornalista Walmir Rosário (clique aqui e leia), a gestão de Dr. Enéas trouxe significantes melhorias para a unidade, como a inauguração de um centro cirúrgico; o credenciamento junto a Sesab; e o nascimento do projeto hospital-escola.

“Gostava muito de estar com seus alunos; ensinando-os não só a técnica, mas a ética e humanidade”, registra a carta assinada pela família de Dr. Enéas, enviada ao Cremeb. No texto que expressa a admiração da sua esposa – também médica -, dos seus cinco filhos e quatro netos, estão grafadas as lembranças de um “ser humano, profissional, pai, marido, avô, amigo, extremamente doce, carinhoso, generoso, enfático quando tinha que ser, espirituoso, brincalhão, conquistando assim o amor e respeito de todos”. Clique aqui e leia a carta na íntegra.

“Homem sério, médico dedicado, foi diretor do Hospital Otávio Mangabeira. Desse bom amigo, fui colega de turma do seu irmão durante a faculdade”, comenta o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, ao registrar as condolências pela grande perda à Medicina baiana.

Aos amigos e familiares do médico Éneas Silva de Carvalho Filho, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Compartilhe: