Conheça nossas redes sociais

Releases

Microcefalia: médica oferece atendimento gratuito em Ilhéus e Itabuna neste fim de semana

15 de dezembro de 2015

A grande incidência de microcefalia, principalmente no Nordeste, vem preocupando os profissionais da área de Saúde. Dados da Secretária da Saúde da Bahia (Sesab) divulgados ontem (14) revelam que, até o dia 12 de dezembro deste ano, foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros no estado.  Só para se ter uma noção do problema, em 2014, o estado registrou 13 casos da doença.

Diante dos números, médicos do estado estão se mobilizando para orientar a população e também os próprios colegas sobre a doença. Na próxima quinta-feira, dia 17, a neuropediatra Dra. Janeusa Primo, por exemplo, estará em Itabuna para conversar com os profissionais da Saúde sobre “Microcefalia: uma repercussão neurológica relacionada à epidemia por arbovírus”. O encontro é gratuito e será no auditório da Santa Casa de Itabuna, às 19h.

Também de forma voluntária, a neuropediatra Sabrina Calmon, que atual na região, realizará um trabalho nos municípios de Ilhéus e Itabuna nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, a fim de orientar pais cujos filhos têm microcefalia. Na sexta-feira, ela estará atendendo no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, a partir das 8h. No sábado, o atendimento médico será feito na maternidade Santa Helena, na cidade vizinha de Ilhéus, a partir das 9h.

Para o atendimento, que é gratuito, é necessário que o responsável apresente o documento de identificação (a exemplo da certidão de nascimento), o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão do SUS, e todos os relatórios médicos da criança. A mãe também deve levar os exames realizados do período gestacional, caso tenha. “O serviço público está parado em relação ao acompanhamento de crianças com a doença. É preciso orientar as mães e oferecer tratamento às crianças. Como médica, tenho o dever de ajudar”, declarou Dra. Sabrina.

DADOS – Ainda de acordo com a Sesab, os 180 registros de microcefalia na Bahia este ano ocorreram em 42 municípios, tendo a capital baiana registrado 97 casos, o equivalente a 53,8% do total de notificações. Do total de casos, foram notificados seis óbitos nos municípios de Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1). Vale lembrar que o Ministério da Saúde já confirmou que a má formação da cabeça dos recém-nascidos tem ligação direta com a infecção causada pelo zika vírus.

Compartilhe: