Conheça nossas redes sociais

Releases

Dia do Médico: profissionais improvisam para salvar vidas

15 de outubro de 2015

Em uma estrada de difícil acesso no município de Barra, a cerca de 800 quilômetros de Salvador, a pediatra Elvira Souza foi surpreendida com um apelo de um pai que temia a morte do seu bebê de apenas 11 meses. “Ele nos parou, perguntou se éramos os médicos da Missão, e pediu para olhar o seu filho que estava com diarreia e vômitos há três dias. Orientamos de ele levar a criança até o posto onde atendemos mais próximo, mas ele disse que o menino não aguentaria chegar até lá”, lembra ela, que há 21 anos é voluntária do projeto Missão Barra, do Hospital São Rafael, que leva assistência médica à população que vive no sertão de Barra, no oeste baiano.

Na época, há 17 anos, o procedimento seria encaminhar a criança até um dos oito postos de saúde do projeto, mas, diante do apelo de um pai, o protocolo foi quebrado. “Apertamos no carro e o levamos conosco até a sua casa, onde estava o bebê. Chegando lá encontrei uma criança completamente desnutrida, muito suja e com dificuldade até para respirar”. Necessitando de hidratação, mas sem condição de pegar a veia periférica, Elvira conta que a opção foi improvisar com uma agulha mais grossa, de injeção, e fazer um acesso intra-ósseo na perna do bebê. “Tudo isso foi feito no capô do Jeep e graças a Deus deu certo”, ressalta.

Mas Elvira, que foi escolhida para ser a madrinha da criança, hoje, com 18 anos, não é a única médica que tem histórias de superação para contar. O Conselho Federal de Medicina (CFM) escolheu o seguinte mote para a campanha deste ano do Dia do Médico, cuja data é 18 de outubro: “Médicos que fazem de tudo com quase nada”. Com peças publicitárias baseadas em fatos reais, a ação destaca a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho ao médico, para que ele possa cumprir seu papel.

“O que ocorre nos bastidores ninguém vê. A vida do médico é uma sucessão de lutas para tentar salvar vidas. Ao cidadão consciente, lúcido e responsável cabe abraçar o seu médico no dia 18 de outubro numa atitude de gratidão e respeito”, declara o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), José Abelardo de Meneses.

Para que a população possa conhecer melhor a história da pediatra Elvira Souza, de 58 anos, e mais casos de outros profissionais do país, o CFM, juntamente com os conselhos regionais, criou uma página na internet, que mostra a luta diária dos médicos pela vida e as dificuldades que enfrentam no exercício da Medicina. Basta acessar o portal e conferir. Entre as histórias de superação, há o relato de um médico que utilizou a luz do celular como fonte de luz para fazer uma cirurgia e outro que embalou uma criança em um saco plástico por falta de incubadora

Solenidade – No próximo domingo, dia 18 de outubro, data em que se comemora o Dia do Médico, o Cremeb entrega o Diploma de Mérito Ético-Profissional a 56 médicos que completaram 50 anos de exercício ininterrupto da profissão, honrando a Medicina. A homenagem acontece durante sessão solene no salão nobre da Faculdade de Medicina da Bahia / Ufba, localizada na Praça Conselheiro Almeida Couto, s/n – Largo do Terreiro de Jesus. O evento está marcado para começar às 17h.

Durante a cerimônia, que é reservada a convidados, o Cremeb entregará Diplomas Honoríficos aos Drs. Rubem Tabacof (CRM-BA 202), Bernardo Britto Leony da Silva (CRM-BA 241) e Núbia Mendonça (CRM-BA 3136) em reconhecimento aos princípios da ética e aos inestimáveis serviços prestados à Medicina e à sociedade. O momento também marcará a transmissão do cargo de coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba). A solenidade contará com a presença de representantes da Associação Baiana de Medicina (ABM), do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Números – No Brasil, existem mais de 400 mil médicos formados ou que tiveram seus diplomas legalmente revalidados. Há mais de dois séculos esses profissionais se dedicam à saúde dos cidadãos nas grandes e pequenas cidades, nas capitais e no interior. São milhões de consultas, exames e cirurgias realizados todos os dias. Na Bahia, há 28.530 médicos inscritos no Cremeb, sendo 20.128 na condição de ativos.

Compartilhe: