Conheça nossas redes sociais

Releases

Cremeb discute proibição de selfies de médicos em Fórum amanhã (09)

8 de outubro de 2015

Além dos limites ao sensacionalismo e à autopromoção na Medicina, os limites éticos e as controvérsias em publicidade médica estão entre os temas do debate

As novas regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o comportamento adequado dos médicos nas redes sociais, que proíbe a divulgação de selfies com pacientes, por exemplo, é um dos temas que serão discutidos no V Fórum sobre Publicidade Médica amanhã, dia 9, em Salvador. Promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), o evento é gratuito e visa ampliar e fortalecer o debate entre a classe médica e os profissionais da Comunicação.

O encontro, que está sendo organizado pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremeb, vai acontecer no Hotel Mercure (Rio Vermelho), das 08h30 às 12h30. Podem participar médicos, incluindo estudantes, e profissionais da Comunicação. “A expectativa é continuar o nosso projeto dos primeiros anos iniciais discutindo com publicitários e jornalistas a forma objetiva e sem sensacionalismo de divulgar os assuntos médicos”, diz o coordenador da Codame, conselheiro Paulo Sérgio Santos.

A abertura do fórum será realizada pelo presidente do Cremeb, conselheiro. José Abelardo Garcia de Meneses, e pelo coordenador da Codame, às 8h30. A programação, que pode ser conferida no portal do Cremeb, começa com uma palestra sobre “A mídia e a publicidade médica” da Dra. Juliana Albuquerque, da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A vice-corregedora do Cremeb, conselheira Lúcia Arbex, será a responsável por mediar esse primeiro debate.

Haverá ainda uma mesa-redonda sobre “Controvérsias em publicidade médica”, moderada pelo conselheiro do Cremeb Raimundo Pinheiro, com a participação do publicitário Fernando Passos (sócio e fundador da agência de propaganda Engenho Novo), do jornalista Reinaldo Braga (diretor executivo da revista Diagnóstico) e do representante do CFM na Bahia e segundo vice-presidente do CFM, conselheiro Jecé Brandão. Para encerrar a programação, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) Lavínio Camarim vai abordar “Os limites éticos na publicidade médica”.

Os interessados devem realizar a inscrição gratuita no site http://www.eventick.com.br/5-forum-de-publicidade. Vale ressaltar que o número de vagas é limitado e o acesso será liberado de acordo com a ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3339-2812 ou pelo e-mail comissoes@cremeb.org.br.

Nova resolução – Em vigor desde 1º de outubro, data da publicação no Diário Oficial da União, a Resolução do CFM de número 2.126/2015 ajusta as regras para uso divulgação de assuntos médicos por meio de entrevistas, anúncios publicitários e redes sociais, entre outros pontos. Temas polêmicos como a distribuição de selfies, o anúncio de técnicas não consideradas válidas cientificamente e a forma adequada de interação dos profissionais em canais de mídias sociais (sites, blogs e canais no Facebook, Twitter, Instagram e similares), foram abordados na matéria, que tem como objetivo principal fixar parâmetros para evitar o apelo ao sensacionalismo ou à autopromoção.

SERVIÇO

Evento: V Seminário de Publicidade Médica
Local: Hotel Mercure (Rio Vermelho)
Horário: 8h30 às 12h30
Público-alvo: Médicos, incluindo estudantes, e profissionais da Comunicação (jornalistas, publicitários e relações públicas)
Inscrições: gratuitas no site http://www.eventick.com.br/5-forum-de-publicidade
Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação – Cremeb
(71) 3339-2805 | 8890-7424
ascom@cremeb.org.br | www.cremeb.org.br

Compartilhe: