Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta o falecimento da médica, professora e pesquisadora Sonia Gumes Andrade

11 de outubro de 2022

É com imenso pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia do falecimento da médica Sonia Gumes Andrade, aos 94 anos, na manhã desta terça-feira (11). Nascida em Caetité, município baiano localizado a 645 quilômetros da capital, Dra. Sonia formou-se médica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1953, dedicando sua carreira e especializando-se na área da patologia.

Ao longo de sua trajetória, Dra. Sonia Gumes Andrade teve importante atuação na área acadêmica e científica. Além de exercer a docência por mais de três décadas na UFBA, a médica atuou como pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lá ingressando em 1992. Classificada como “uma das pesquisadoras mais conceituadas do Brasil” pela Fiocruz, Dra. Sonia foi responsável por contribuições para a pesquisa experimental sobre a doença de Chagas.

“A pesquisadora estudou a Patologia e a Imunopatologia da doença de Chagas, tendo realizado uma proposição original de classificação das cepas do protozoário causador da enfermidade. “Também investigou a interação da doença com diferentes tratamentos quimioterápicos” como destacou a nota de pesar da Fiocruz, se referindo à cientista, professora e médica, em tom de luto.

Aos amigos e familiares da médica Sonia Gumes Andrade, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Compartilhe: