Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico, professor e pesquisador Ricardo Ribeiro dos Santos
18 de abril de 2023
É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do médico, professor e pesquisador Ricardo Ribeiro dos Santos, aos 81 anos, no último domingo (16), em Salvador. Natural de São Paulo (SP), Dr. Ricardo formou-se médico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na turma de 69, e destacou-se profissionalmente pelas pesquisas e trabalhos na área da imunologia.
Na sua trajetória acadêmica, foi professor titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador, bem como da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto/USP. Desenvolveu diversas pesquisas enquanto membro da Fundação Oswaldo Cruz, inovou quando teve a ideia de usar células-tronco para o tratamento de doença de Chagas, chegando ao cargo de diretor do Hospital Evandro Chagas, atual Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz). Contribuiu também na estruturação do Parque de Informática da Bahia e no desenvolvimento do biotério, implantando projeto pioneiro no estado com células-tronco aplicado a terapia celular.
A sua carreira acumula ainda o posto de Coordenador de Pesquisas Básicas do Hospital São Rafael, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (1983/1984) e da Associação Brasileira de Terapia Celular (2006/2008), e membro da Academia de Medicina da Bahia, ocupando a Cadeira 5, cujo patrono é Álvaro de Carvalho. “Ao acadêmico que nos deixa, a admiração de seus confrades”, registrou em nota de pesar o presidente da Academia, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes.
Aos amigos e familiares do médico Ricardo Ribeiro dos Santos, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.