Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico pediatra Walney Vieira Toledo

14 de julho de 2023

É com grande pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebeu ontem, dia 13.07, a notícia do falecimento do médico pediatra Walney Vieira Toledo, aos 71 anos. Natural de João Pessoa, ele formou pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na turma de 1976, mas, foi no município de Barreiras, no Extremo-Oeste da Bahia, que ele dedicou a maior parte da sua vida profissional, ocupando cargos relevantes, como secretário municipal de saúde e representante do Cremeb na região.

 

 

Em reconhecimento aos serviços prestados à Medicina e aos pacientes, Dr. Walney Toledo, juntamente com Dra. Isa Urbano Bessa, foi homenageado pelo Cremeb com a outorga do Diploma Honorífico. A solenidade, que fez parte das ações do projeto Cremeb Presente! em Barreiras, ocorreu no dia 29 de setembro (clique aqui e assista o evento na íntegra). Na época, o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, disse que os médicos homenageados eram exemplos de profissionais, com dedicação e compromisso invejáveis. “Espero que Deus acolha a sua alma e console a sua família e amigos por essa perda”, lamentou ele.

 

Dra. Isa Bessa e Dr. Walney Toledo recebendo o Diploma Honorífico do Cremeb, em setembro de 2022

Dra. Isa Bessa, que também já foi representante do Cremeb em Barreiras e, hoje, atua como membro da regional, definiu Dr. Walney Toledo como um colega amigo, de sorriso franco e de uma bondade que deixava todos admirados: “Ele era um conciliador, com uma palavra sempre apaziguadora para os colegas. Tinha uma liderança muito grande também, sendo sempre ouvido. Trabalhou muitos anos no serviço público e entendia, como ninguém, o perfil do paciente do SUS e do funcionamento do SUS, atendendo a todos da melhor maneira possível”.

Para ela, Dr. Walney Toledo era um médico completo. “Ele se dava por inteiro. Atendia muito no interior, em municípios muito pequenos, em hospitais com recursos muito diminutos, e ainda assim conseguia extrair ‘leite de pedra’, minimizando a dor dos seus pacientes. Ontem, no velório, senti uma emoção muito forte ao vê-lo vestido com o seu jaleco, pois, para Dr. Walney, o jaleco e o estetoscópio no pescoço não eram adornos, mas sim instrumento de um trabalho árduo. O sorriso franco, a amizade verdadeira, a bondade e o humanismo caracterizavam o homem Walney”, declarou Dra. Isa.

Aos amigos e familiares do Dr. Walney Vieira Toleto, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Compartilhe: