Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento da médica Maria Elena Gentil da Silva

5 de julho de 2023

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia de falecimento da médica Maria Eleno Gentil da Silva, aos 86 anos, em Salvador, no dia 19 de maio. Natural de Pindobaçu, numa época em que a cidade ainda era distrito de Campo Formoso, Dra. Maria Elena Gentil formou-se médica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1974, sendo a primeira cidadã da sua cidade a possuir um diploma de graduação.

No exercício da Medicina, além de atuar nas especialidades de clínica geral e pediatria, foi diretora do Hospital Municipal de Pindobaçu, ajudou a fundar a Legião Brasileira de Assistência (LBA) no seu município, coordenou o setor de pediatria do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, atuando também em outras cidades como Jacobina, Itiúba e Jaguarari.

A filha única da médica, senhora Carla Gentil, compartilhou ao Cremeb algumas lembranças sobre a dedicação da sua genitora para com a medicina. “A melhor pediatra e clínica que já conheci, e que antes de adoecer ainda me aplicava injeções. Profissional Exemplar, comprometida com a medicina e como transformar a saúde através dela. A melhor amiga que alguém pudesse ter. Austera, porém atenciosa, amorosa e humana”, escreveu a filha da médica, Carla Gentil.

Aos amigos e familiares da Dra. Maria Eleno Gentil da Silva, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Compartilhe: