Nota de pesar: Cremeb informa o falecimento do médico e professor Carlos Tadeu da Silva Lima
7 de julho de 2026
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa, com pesar, o falecimento do médico e professor Carlos Tadeu da Silva Lima, ocorrido na última segunda-feira (6), em Salvador (BA), aos 62 anos. Soteropolitano, Dr. Carlos Tadeu da Silva Lima formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1986, e era especialista em Psiquiatria, com notório destaque no ensino e na pesquisa dessa especialidade.
Em sua carreira acadêmica, foi professor adjunto do internato do Curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor adjunto do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professor adjunto do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador, possuía mestrado em Saúde Coletiva pela UFBA e doutorado em Medicine and Public Health pelo King’s College London. Também atuou como psiquiatra forense para o Tribunal de Justiça da Bahia.
De acordo com a conselheira Miriam Gorender, também psiquiatra e amiga de Dr. Carlos Tadeu, o médico deixou importantes contribuições nas áreas de dependência do álcool e psiquiatria do trabalho, temas aos quais se dedicava com maior ênfase. “Amigo querido, professor generoso e respeitado, sempre pugnou pela melhoria das condições de atendimento à saúde mental, participando ativamente desse processo. Deixa muitas saudades”, registra a conselheira.
Aos familiares, amigos, colegas e pacientes do médico e professor Dr. Carlos Tadeu da Silva Lima, o Cremeb expressa seu pesar e sua solidariedade.


