Conheça nossas redes sociais

Notícias

UCSal e Cremeb promovem julgamento simulado para alunos de pós-graduação

16 de julho de 2021

Os alunos da oitava turma da pós-graduação em Direito Médico e Bioética da Universidade Católica do Salvador (UCSal) tiveram a experiência de entender na prática como funciona um julgamento de Processo Ético Profissional no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Por meio de uma videoconferência, eles participaram hoje, dia 16, de um julgamento simulado como forma de avaliação da disciplina Ética Médica Aplicada.

A atividade, que contou com a participação de 36 pessoas, entre estudantes, servidores e conselheiros do Cremeb, foi presidida pelo Cons. José Abelardo de Meneses, que é o professor da disciplina, e secretariada pelo Cons. Sylon Britto. Na atividade, os alunos reproduziram um julgamento ético-disciplinar, atuando como denunciantes, denunciados, advogados, relatores, revisores e conselheiros.

Presente no evento, Dr. Alessandro Timbó, que é advogado e coordenador da pós-graduação, afirmou que esta oportunidade é única para o aprendizado prático da deontologia médica, já que os processos dentro dos Conselhos são sigilosos. “Esse encontro nos dá muita satisfação, pois oferece aos alunos a condição realística de como fazermos de fato no Cremeb”, enfatizou o Cons. José Abelardo, lembrando que essa é a primeira turma que participa desta experiência no formato online.

“Essas iniciativas são sempre boas para difusão da rotina e características técnicas do nosso rito processual em julgamentos”, declarou o presidente do Cremeb, Cons. Otávio Marambaia, que também participou da iniciativa.

Compartilhe: