Conheça nossas redes sociais

Notícias

Solenidade comemorativa do Dia do Médico é marcada por saudosismo e homenagens

20 de outubro de 2022

“Vocês são sobreviventes. Vocês lutaram, enfrentaram dificuldades e agora estão aqui conosco festejando uma vida construída, tendo usado o metro mais adequado: aquela que pode ser chamada a medida de todas as coisas: a ética. […] É uma homenagem justa. Cinquenta anos de uma vida dedicada a prática médica é motivo para festa. É motivo para soltar foguetes. É motivo para regozijo de todos nós. Os colegas estão de parabéns. Os colegas são exemplo! […] Não é só porque são 50 anos, mas também é o reconhecimento de uma vida inteira dedicada à medicina de excelência e a preocupação com o bem-estar do paciente. É o reconhecimento do valor da medicina e o valor do médico”.

Foi com essas palavras que o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, saudou os médicos que neste ano completam 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas, durante a sessão plenária solene pública em celebração ao Dia do Médico, que aconteceu na última terça-feira (18.10). O evento, que foi transmitido pelo YouTube do Conselho (confira aqui o vídeo na íntegra), aconteceu no Centro de Convenções de Salvador e teve início às 19h30. Ao todo, 208 médicos foram homenageados este ano com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelo meio século de serviços ilibados prestados à medicina.

“Todas as especialidades médicas, aqui formadas, se apegaram devido ao surgimento inesperado de uma grande e inevitável paixão, como vejo agora. Em um piscar de olhos, o imenso contingente de especialistas cinquentenários, todos brilhantemente apaixonados pelas suas especialidades, fazem lembrar os versos do maior poeta baiano, Castro Alves, quando disse: ‘Bendito o que semeia livros à mão cheia e manda o povo pensar! O livro, caindo n’alma é germe – que faz a palma; é chuva – que faz o mar!’ É assim que nesse momento eu vejo vocês, cumprindo cinquenta anos com muito estudo, esforço e lutas incessantes de cada dia”, discursou o orador da turma, Dr. Wedner Souza Costa.

Para os médicos homenageados, o saudosismo e a gratidão tomaram conta da cerimônia: “É uma data que deixa a gente emocionado. Ser lembrado após 50 anos, no meu caso 58 porque tem o tempo de residência. Estou adorando reencontrar os colegas”, atestou a homenageada Zelia Lago, uma das profissionais que completou o jubileu de ouro. A doutora Alda Velloso, também cinquentenária na atuação médica, fez questão de manifestar o seu agradecimento: “Me encontrei com colegas que não via há mais de vinte, trinta anos e dá vontade de chorar de tão bonito que é o momento. Então deixamos aqui um agradecimento muito especial ao Cremeb e aos nossos dirigentes”, disse ela.

“Neste dia, não nos reunimos para discussão de cunho científico, de dilemas éticos, menos ainda para queixas e reivindicações, para tanto dispúnhamos de 364 dias do ano. Hoje, estamos reunidos para celebrarmos e louvarmos a Deus, em primeiro lugar, por ter nos propiciado o dom de aliviar o sofrimento do próximo e, de curar, quando possível; e também louvarmos àqueles que dedicam suas vidas a essa sagrada missão”, afirmou o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, coordenador da solenidade.

A solenidade este ano entrou para a programação do Cremeb Presente!, projeto que durante os meses de julho e outubro percorreu 7 macrorregiões do estado, promovendo a escuta ativa, levando serviços e educação para médicos e estudantes de medicina, realizando fiscalizações e homenageando médicos que atuam no interior da Bahia. “Neste ano, pensamos em algo diferente: levar o Conselho até o médico e assim surgiu o Cremeb Presente!. Nós deslocamos mais de 30 conselheiros a 9 municípios localizados no interior da Bahia, em um esforço de se aproximar e dialogar com a classe médica. Mas, para além disso, o Cremeb Presente! cumpriu sua função de exaltar e reafirmar que os colegas têm feito a diferença. Nós precisamos cuidar do cuidador e o cuidador precisa se cuidar também”, destacou o presidente do Cremeb, Dr. Marambaia, que, na oportunidade, exibiu um vídeo com os resultados da iniciativa (clique aqui e assista).

Ainda na solenidade, houve a transmissão do cargo de coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba) – constituído pelo Cremeb, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed). O conselheiro Otávio Marambaia, após ficar um ano à frente do Cosemba, transmitiu a coordenação para o presidente da ABM, Dr. Cesar Amorim, conforme Regimento Interno, que prevê um rodízio anual entre as três entidades.

Compartilhe: