Conheça nossas redes sociais

Notícias

Reunião entre Cremeb e Hosp. Ernesto Simões debate a importância da Comissão de Ética e projeta ações conjuntas

24 de novembro de 2022

Como parte das ações do Cremeb Móvel no Complexo de Saúde César Araújo, conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) reuniram-se com a diretoria do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, na manhã desta quinta-feira (24), e debateram alguns pontos relevantes do exercício da profissão como a relação médico-paciente, abertura de novos cursos de Medicina e as colaborações que o Conselho pode prestar à unidade, dentre outros assuntos. A importância da atuação da Comissão de Ética Médica (CEM) diante do corpo clínico, por exemplo, foi tema central do encontro quando a temática chegou na prevenção de possíveis erros, ressaltando a relevância da discussão de casos clínicos para um melhor atendimento à população, tendo em vista os casos que possam envolver dilemas éticos.

“O Cremeb está de prontidão para atender as necessidades de orientações e ações que o hospital tenha a nos demandar. Podemos trazer conselheiros para elucidar situações, por exemplo, a partir de encontros temáticos. Desde o início do Cremeb Presente, nós saímos da nossa sede e estamos indo conversar diretamente com o médico”, ressaltou o presidente da autarquia, Dr. Otávio Marambaia. Também representaram o Conselho na reunião a sua 1ª Secretária, Dra. Aline Guimarães, e o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira, coordenadora e vice-coordenador da Coordenação das Delegacias, Comissões de Ética e Representações (Codecer), respectivamente.

O Cremeb foi recebido na unidade pelo Diretor Geral do hospital, Dr. Luis Carlos Galvão, e pelo seu Diretor Técnico, Dr. José Higino Cartaxo. Como proposta, Dr. Galvão levantou a possibilidade do Conselho enviar representantes para encontros com os médicos residentes do hospital, afim de esclarecer possíveis dúvidas da rotina laboral e explicar as formas de atuação da entidade como aliado do profissional médico. Já Dr. Higino Cartaxo aproveitou a sua fala para pontuar os benefícios percebidos com a aproximação entre a CEM e o seu corpo clínico. “É um trabalho que estamos vendo na prática como ele pode evoluir a qualidade da relação médico-paciente, o que resulta em maior cuidado e atenção ao paciente”, pontou o Diretor Técnico.

Com os encaminhamentos tirados da reunião, as diretorias do Cremeb e do Hospital Geral Ernesto Simões Filho irão agendar as datas dos encontros coordenados por conselheiros aos médicos que atuam na referida unidade. Se a sua unidade deseja receber as ações do Cremeb Móvel, registre um e-mail de solicitação ao endereço eventos@cremeb.org.br.

Compartilhe: