Conheça nossas redes sociais

Notícias

Presidente do Cremeb realiza palestra sobre documentos médicos para corpo clínico do 16° Centro de Saúde

18 de maio de 2023

Os cuidados necessários com os prontuários e atestados médicos foi o tema abordado pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), conselheiro Otávio Marambaia, em palestra para o corpo clinico do 16° Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no bairro do Pau Miúdo. O encontro, que aconteceu de forma virtual, foi realizado na noite de ontem, dia 17.05, e contou com a participação de aproximadamente 25 médicos.

Além de explicar que o prontuário médico deve conter os dados clínicos necessários do paciente para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina, Dr. Marambaia ressaltou o que não deve constar no documento: “Relatos de desentendimentos técnicos e pessoais entre colegas e siglas que não tenham reconhecimento pela literatura científica, por exemplo, não devem ser incluídos no prontuário médico”.

Na oportunidade, o coordenador do 16° Centro de Saúde, Dr. Arthur Britto Costa Neto, agradeceu a disponibilidade do presidente do Cremeb e ratificou a importância do tema para elucidar as dúvidas dos colegas que atuam na unidade: “Uma das nossas maiores demandas hoje é em relação a qualidade da informação registrada em prontuário, bem como a incoerência no preenchimento dos atestados médicos” afirmou ele, informando que, atualmente, a unidade conta com um quadro clínico de 38 médicos clínicos, 20 pediatras e 17 ortopedistas.

Compartilhe: