Conheça nossas redes sociais

Notícias

Novos médicos da UFRB recebem diploma e Carteira Profissional na solenidade de formatura

17 de janeiro de 2023

“Estou emocionada de ver vocês aqui, neste dia tão especial”. Foram com essas palavras que uma médica recém-formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu a equipe do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) na sua solenidade de formatura. O evento, que foi realizado na última sexta-feira, dia 13.01, em Santo Antônio de Jesus, contou com a participação do presidente da autarquia federal, conselheiro Otávio Marambaia, que entregou a cada um dos 28 novos médicos a Carteira Profissional Médico (CPM) e a Cédula de Identidade Médica (CIM).

Para Dra. Bruna Souza, que é natural de Conceição do Almeida, receber o diploma de graduação e os documentos de identificação profissional, que regularizam o exercício da profissão, no mesmo dia é um sonho. “Hoje, é o dia que a gente está concretizando essa missão que foi dada a nossas mãos. E ter o Cremeb Presente aqui, nos entregando a documentação, fazendo a cerimônia de entrega, deixa tudo ainda mais importante. É como se agora a ficha caísse: a gente sentindo o Cremeb mais próximo da gente nesse momento. Com certeza, é um momento de extrema felicidade”, declarou a ela.

O médico recém-formado Thauã Mota também elogiou e agradeceu a presença do Cremeb: “Está sendo um prazer contar com a presença do Cremeb aqui na nossa colação de grau. Daqui a pouquinho a gente estará com a nossa carteirinha nas mãos. É o momento de finalizar um ciclo e construir um novo ciclo. Muito obrigado pela presença de vocês”. “Depois de nove anos de faculdade, já que a gente veio do Bacharelado Interdisciplinar de Saúde, receber a carteira profissional e a cédula médica impressas, os documentos que nos identifica, é uma felicidade enorme. A gente espera que esse momento possa se estender a outras formaturas de Medicina”, disse Dra. Adrielly Mendes.

No seu discurso para os novos médicos, o presidente do Conselho, Dr. Marambaia, lembrou que aquela cerimônia seria uma despedida da faculdade e um acolhimento por parte do Cremeb. O conselheiro aproveitou a oportunidade para dar alguns conselhos aos novos profissionais: “Não trabalhem em nenhum lugar que não tenha um diretor médico. Também não aceitem ou troquem plantão via grupos de WhatsApp. Se apresente sempre ao seu paciente, o trate pelo nome e com empatia. Pratiquem o artigo 32 do Código de Ética Médica. Por fim, contem conosco! Procurem o Conselho sempre que houver uma dúvida, pois estamos prontos para ajudar vocês”, concluiu ele.

Projeto – A iniciativa é mais uma ação do Cremeb Presente, projeto que tem como foco oferecer serviços nos locais de trabalho dos médicos, inclusive, através da unidade do Cremeb Móvel; promover o diálogo, por meio de encontros com o corpo clínico das unidades de saúde; levar conhecimento, com a promoção de seminários e palestras, inclusive, para os estudantes de medicina, e reconhecer o trabalho de médicos que se dedicam à profissão. No próximo dia 26, será a vez dos médicos recém-formados da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública receberem os documentos do Cremeb na formatura, que será realizada no Centro de Convenções Salvador.

 

Compartilhe: