Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nova diretoria do Cremeb para o biênio 2021 – 2023 toma posse

1 de abril de 2021

“Exerço a medicina por mais de quatro décadas e muito me honra assumir a presidência do Cremeb. Aceito a investidura no mais alto posto desta instituição médica nesta hora grave, pandêmica e convulsionada por que passa a nossa sociedade e primacialmente a classe médica. Este, no entanto, é o momento da sensatez, serenidade, alteridade, respeito aos cânones da ciência e de se evitar confundir informação com conhecimento. É como espero conduzir esta casa pelos próximos 30 meses”.

Esse foi um pequeno trecho do discurso de posse do novo presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, que, juntamente com os outros oito membros da diretoria para a gestão de abril de 2021 a outubro de 2023 (confira a relação completa abaixo), foi empossado na manhã desta quinta-feira, dia 01, durante Sessão Plenária. Para garantir o distanciamento social, a cerimônia aconteceu de forma híbrida, com os novos diretores presencialmente, na sede do Conselho, e os outros conselheiros via videoconferência.

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia e formado em Medicina pela Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública, na turma de 1976, Dr. Marambaia já atuou em diversas funções dentro do Cremeb: vice-corregedor, 2º secretário, coordenador da comissão de Comunicação, coordenador de diversas câmaras técnicas, presidente de câmaras de sindicância e de julgamento de processos do Tribunal de Ética Médica. O novo presidente, que é otorrinolaringologista, também já foi conselheiro federal.

Durante seu pronunciamento (confira aqui na íntegra), Dr. Marambaia se solidarizou com os profissionais da saúde e com as famílias que perderam entes queridos nesta pandemia; declarou não ter conflitos de interesses, garantindo não partidarizar as suas decisões; lembrou da sua trajetória familiar, citando ser o sétimo filho de uma família simples do interior baiano, e agradeceu o companheirismo da sua esposa, a médica e professora Miriam Pinillos Marambaia. “Esta nova administração adotará, para todos os momentos, o lema de servir a sociedade e ajudar os médicos a exercerem a medicina de modo ético, tendo a ética e a bioética como norte e o Código de Ética Médica como bússola”, concluiu ele.

“Encerrando um ciclo de 5 anos, nós, os membros da diretoria do Cremeb, com a certeza de termos feito o nosso melhor para honrar a missão de garantir o exercício ético da Medicina. Meu agradecimento especial ao corpo de conselheiros e servidores pelo apoio, confiança e amizade. Aos que assumem, desejamos o mais pleno sucesso”, registrou a ex-presidente e atual corregedora, conselheira Teresa Maltez. A médica, que integra o corpo conselhal desde 2003, ficou à frente da instituição durante cinco anos.

Integrando pela primeira vez o time de diretores do Cremeb, a conselheira Aline Guimarães, disse se sentir muito honrada em ter sido convidada para assumir a função de 1ª secretária nos próximos dois anos e meio. “Chego à diretoria motivada para contribuir, com a perspectiva de rever os processos de trabalho, aproximar o Conselho dos médicos, especialmente os mais jovens e os do interior do estado, e promover de forma intensiva a educação dos aspectos éticos do exercício de nossa profissão”, afirmou ela, que também assume a função de coordenadora das Comissões de Ética Médica da instituição.

Outro membro que passa a fazer parte pela primeira vez da direção do Cremeb é o conselheiro Antonio Meira Júnior, que irá ocupar a cadeira de 2º secretário. “É uma honra para mim, que estou na minha primeira gestão e sou o conselheiro mais jovem, passar a integrar a diretoria desse tão importante órgão fiscalizador e normatizador da prática médica. Fazer parte dessa renovação, com responsabilidade, é muito gratificante e estimulante. Pretendo contribuir trabalhando de forma transparente, ética e profissional, garantindo o compromisso de atuar pelo perfeito desempenho ético e moral da Medicina e a favor do excelente funcionamento da saúde da sociedade baiana”, disse ele, que também é coordenador da Comissão de Comunicação Institucional do Conselho.

“Entendemos que a função do tesoureiro é ímpar e de muita responsabilidade. Assim, pretendemos dar continuidade ao trabalho já desenvolvido para a busca da sustentabilidade financeira do Cremeb, no sentido do controle austero dos recursos financeiros, bem como prover adequadamente no orçamento as múltiplas ações de cunho ético-profissional na formação e reciclagem dos médicos, sempre em benefício da sociedade”, afirmou o novo tesoureiro da entidade, conselheiro Plínio Sodré, que contribui para a instituição há 20 anos, sendo 7 anos e meio como conselheiro.

Compondo a diretoria do Conselho há duas décadas, o conselheiro José Abelardo de Meneses agradeceu a dedicação dos servidores, da Assessoria Jurídica e dos conselheiros que fizeram parte do Tribunal de Ética Médica nesses últimos cinco anos, tempo em que atuou na função de corregedor. “Encerramos um ciclo importante de um trabalho árduo. Neste período (2016 – 2021), estive acompanhado por conselheiros da mais alta envergadura moral e ética, a Dra. Maria Lúcia Arbex, o Dr. Luiz Augusto Vasconcellos, e nesta última quadra, com os Drs. Antônio Motta e Leonardo Rezende”, elogiou ele.

CONFIRA AQUI O DISCURSO DO PRESIDENTE DO CREMEB

Conheça a nova diretoria do Cremeb (abril de 2021 – outubro de 2023):

Presidente: Cons. Otávio Marambaia dos Santos (CREMEB 4.686)
Vice-presidente: Cons. Leonardo D’almeida Monteiro Rezende (CREMEB 13.882)
1ª Secretária: Consa. Aline Nogueira Reis Guimarães (CREMEB 14.073)
2º Secretário: Cons. Antonio Edson Souza Meira Júnior (CREMEB 22.137)
Corregedora: Consa. Teresa Cristina Santos Maltez (CREMEB 5.277)
1º Vice-Corregedor: Cons. Emerentino Elton Sousa de Araújo (CREMEB 10.743)
2º Vice-Corregedor: Cons. Júlio Cesar Vieira Braga (CREMEB 9.902)
Tesoureiro: Cons. Plinio Roberto Barreto Sodré (CREMEB 5.839)
Diretor do DEFIC: Cons. José Augusto da Costa (CREMEB 2.069)

Compartilhe: