Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota Técnica da Sesab atualiza protocolos e orientações para a doença de Chagas

16 de setembro de 2020

As fases da doença de Chagas, sinais e sintomas, exames diagnóstico, exames complementares, diagnóstico diferencial e eventos adversos foram atualizados na Nota Técnica N° 04/2020 DIVEP/LACEN/DASF/SUVISA/SESAB, que trata dos protocolos e orientações para a abordagem da doença. Clique aqui e acesse o documento na íntegra.

Dentre os destaques da nova redação, a recomendação de realizar avaliação sorológica de infecção por T. Cruzi em todas as gestantes de áreas endêmicas, preferencialmente na primeira consulta do pré-natal. A nota informa também sobre o tratamento específico da doença (Benznidazol e Nifurtimox) e o fluxo de solicitação desses medicamentos.

O tratamento específico é indicado para todos os casos agudos e de reativação da doença. Na fase crônica, os benefícios são maiores para a forma crônica indeterminada, especialmente em crianças, adolescentes e adultos com até 50 anos, de acordo com a divulgação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Clique aqui e acesse o Instrutivo de Preenchimento da solicitação do medicamento (para as regionais e municípios região metropolitana de Salvador).

Clique aqui e acesse o Questionário de solicitação do medicamento para doença de Chagas (para os demais municípios baianos).

Compartilhe: