Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico e professor Sebastião Loureiro

16 de agosto de 2021

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) lamenta mais uma perda para a medicina baiana, após o falecimento do médico e professor Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva, aos 83 anos. Natural de Canavieiras, no Sul da Bahia, Dr. Sebastião Loureiro formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1964. Ele fez também mestrado em Saúde Pública Tropical pela University of London, na Inglaterra e doutorado em epidemiologia pela University of Texas System, nos Estados Unidos.

A carreira do médico ganhou destaque notório nas salas de aula, sendo ele um dos fundadores do Instituto de Saúde (ICS) Coletiva da UFBA. Em nota de pesar, o ISC informa que Dr. Tião, como era carinhosamente chamado pelos colegas, ingressou como professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e conduziu os trabalhos do grupo de militantes que contribuíram para a incorporação do direito universal à saúde na Constituição Federal de 1988.

Aos familiares e amigos do médico Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade. O enterro será hoje (16), às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade.

Compartilhe: