Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do ex-conselheiro José Alberto Hermógenes

23 de agosto de 2021

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do ex-conselheiro José Alberto Hermógenes de Souza, aos 76 anos, no último domingo (22). Natural de Salvador, Dr. Hermógenes formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1968, dedicando mais de cinco décadas à Medicina e à saúde pública.

“O pensamento viaja ao inicio de 1963 e vejo, pela primeira vez, um jovem magro, de fala pausada, tranquilo e tratando os colegas com muita atenção e simpatia. Conversamos sobre a aquisição de esqueleto para o estudo da anatomia. Foi o início de uma amizade que, com o tempo se consolidou”, relembra o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira.

Na sua carreira em defesa da boas práticas na medicina, José Alberto Hermógenes foi conselheiro do Cremeb por duas gestões: 1988 a 1993 e 1993 a 1998; e presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed). Ele ocupou também diversas cadeiras da gestão em saúde pública, como a de secretário de Saúde do Estado da Bahia e a de secretário-geral do Ministério da Saúde nas gestões dos ministros Roberto Santos e Jamil Haddad.

“José Alberto Hermógenes de Souza dedicou sua brilhante vida profissional à Saúde Pública, exercendo os mais altos cargos com humildade e competência. Inteligente, profissional competente, de trato ameno, amigo querido, deixa exemplo de dignidade e grandeza”, completa as recordações Dr. Jorge Cerqueira.

E foi Dr. Hermógenes o responsável por elaborar o texto-base do capítulo da Saúde da Constituição Federal de 1988, que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto Coordenador da Comissão Nacional da Reforma Sanitária, evidenciando a sua colaboração positiva para a construção do Sistema.

Aos amigos e familiares do médico José Alberto Hermógenes de Souza, o Cremeb expressa a sua solidariedade.

Compartilhe: