Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota de pesar: Cremeb informa o falecimento do médico e acadêmico Antônio Barata

2 de outubro de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa com pesar o falecimento do médico, professor e acadêmico Antônio dos Santos Barata, na tarde de hoje (1º), aos 93 anos. Natural de Salvador, Dr. Antônio Barata formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia, na turma de 1956, e tornou-se referência na medicina baiana na especialidade de ginecologia e obstetrícia.

O médico foi também conselheiro do Cremeb em cinco gestões (entre os anos 1968 e 1993), assumindo o cargo de Diretor Tesoureiro no período de 1968 a 1973. “Ele produziu pareceres de valor ético e cultural. Era um homem muito inteligente, culto, excelente obstetra e professor”, relembra o conselheiro decano Jorge Cerqueira.

Dentre as funções desempenhadas na sua carreira, destacam-se a de professor e pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, diretor do Hospital Geral Roberto Santos, obstetra da Maternidade Climério de Oliveira e chefe do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Ana Nery, na época Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Aos familiares e amigos do Dr. Antônio dos Santos Barata, o Cremeb expressa o seu pesar e solidariedade.

Compartilhe: