Conheça nossas redes sociais

Eventos Realizados

Médicos e estudantes prestigiam ações do Cremeb Presente! na região Sul

9 de agosto de 2022

A terceira edição do Cremeb Presente!, que aconteceu entre os dias 03 e 05 de agosto, levou educação, visitas técnicas de fiscalização e administrativas, serviços e diálogo para os médicos da região Sul. Ilhéus foi a primeira cidade a receber o projeto, onde, no dia 03.08, ocorreu uma conversa com o corpo clínico e a posse da Comissão de Ética Médica do Hospital Regional Costa do Cacau, no turno da tarde, e um encontro com médicos de diversas unidades de saúde na Unimed, à noite.

Já na última quinta e sexta-feira, foi a vez da cidade de Itabuna ser contemplada com a iniciativa, que já passou por Santo Antônio, Porto Seguro e Eunápolis e, na próxima semana, desembarcará em Feira de Santana (veja abaixo o cronograma). Uma conversa com os médicos que atuam no Hospital Calixto Midlej Filho abriu a programação na cidade no dia 04.08. Na oportunidade, eles receberam informações e tiraram dúvidas sobre prontuário médico, entre outros assuntos relacionados à medicina.

“Além dessa aula maravilhosa, mostrando o cuidado e a importância sobre o prontuário médico, o fato do Cremeb está aqui, fisicamente presente, trazendo uma série de serviços – na qual muitos são desconhecidos pela classe médica – é muito importante. Hoje, nós temos um corpo clínico jovem, que precisa entender a importância de ter todos esses registros no prontuário do paciente, inclusive, como uma forma de proteção em eventuais situações de denúncias”, elogiou a diretora médica do Calixto, Maria Carolina Reis.

Ainda na tarde da quinta-feira (04.08), foi a vez dos estudantes de medicina da região lotarem o auditório da Faculdades Santo Agostinho (FASA), em Itabuna. Entre os assuntos discutidos, estava o Código de Ética do Estudante de Medicina e os tipos de inscrição no Conselho Regional de Medicina. O presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, aproveitou a oportunidade e propôs uma reflexão aos alunos: “Se perguntem o que vocês podem fazer pelo Cremeb e pela medicina. Participem, discutam os dilemas éticos e peçam ajuda sempre. Estamos à disposição”.

A noite de quinta-feira foi encerrada com uma sessão plenária solene pública em homenagem aos médicos do Sul do estado, que reuniu mais de 100 pessoas entre médicos e outros convidados. A cerimônia aconteceu presencialmente no Tarik Fontes Plaza Hotel (Itabuna) e foi transmitida ao vivo no YouTube da instituição (clique aqui e assista a solenidade na íntegra). Para representar os profissionais da região, Dr. Afonso Malta foi escolhido pelos próprios colegas para receber do Cremeb o Diploma Honorífico.

O corpo clínico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, também teve a oportunidade de conversar com os representantes do Cremeb. Na última sexta-feira (05.08), o conselheiro José Abelardo de Meneses, que proferiu a palestra, ressaltou a importância do projeto no interior do estado: “Esse, sem dúvida, será um dos grandes marcos desta gestão. Para mim, que sou do interior, nascido em Itabuna, conhecer a realidade dos profissionais que atuam fora da capital é uma forma de valorização profissional. Muito honrado em estar fazendo parte desta história”.

BALANÇO – Durante os três dias de ação do Cremeb Presente! no Sul, uma equipe de mais de 20 pessoas, entre conselheiros e servidores, realizou 18 visitas administrativas e 10 visitas técnicas de fiscalização em unidades de saúde das duas cidades, todas com o cunho educativo. Durante as vistorias, os médicos das unidades puderam solicitar serviços do Cremeb, a exemplo do certificado digital. Um stand também foi instalado no Shopping Jequitibá (Itabuna), nos dias 04 e 05.08, para oferecer todos os serviços do Conselho. Juntando todos os serviços (unidades de saúde e stand), foram prestados 78 atendimentos, com 133 serviços solicitados.

Confira abaixo as próximas cidades que serão contempladas com o Cremeb Presente!:

Feira de Santana – 17 a 19 de agosto
Vitória da Conquista – 14 a 16 de setembro
Barreiras – 28 a 30 de setembro
Juazeiro – 05 a 07 de outubro

Compartilhe: