Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médicos do Vale do São Francisco são homenageados pelo Cremeb Presente!

11 de outubro de 2022

Em constante esforço no reconhecimento da medicina realizada com ética, zelo e excelência, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) concluiu, na última quinta-feira (6.10), as homenagens aos médicos de todas as macrorregiões do estado, ao realizar a última Sessão Plenária Solene Pública do Cremeb Presente! em Juazeiro. No próximo dia 18 (terça-feira) será a vez da instituição realizar a sessão plenária solene pública comemorativa do Dia do Médico.  O evento, que homenageia os médicos que completam este ano 50 anos de exercício ininterruptos da profissão sem ter sofrido sanções éticas, será no Centro de Convenções de Salvador, às 19h30.

Assim como em todas as solenidades realizadas pelo projeto Cremeb Presente!, a cerimônia de reconhecimento aos médicos no Vale do São Francisco foi conduzida pelo presidente da autarquia federal, conselheiro Otávio Marambaia, e contou com a presença de outros conselheiros, alguns presencialmente e outros de forma virtual (por meio da plataforma Zoom) – incluindo o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira, e a conselheira Aline Guimaraes (1ª secretária) -, representantes do Cremeb na região e médicos da cidade. Representando o prefeito Glêdson Lima Bezerra, o secretário de saúde de Juazeiro, Dr. Fernando Costa, compareceu na solenidade.

“Concluímos, em Juazeiro, nossa programação do Cremeb Presente! desse ano e, para fechar com chave de ouro, decidimos que nesta sessão seriam homenageados todos as médicas e médicos que mourejam [trabalham muito] na região do Vale do São Francisco, centenária cidade fundada há 144 anos. Aqui, e na vizinha Petrolina, juntos dos valorosos irmãos pernambucanos, parabenizamos aqueles que labutam para oferecer cuidado, não só à saúde da população de cerca de 220 mil indivíduos, mas também à sua educação, já que alguns profissionais atuam como professores em cursos universitários”, disse Dr. Jorge Cerqueira.

“Nós consideramos que o maior sucesso do Cremeb Presente! foi o trabalho de ouvir os médicos e, nesta escuta, ficamos a par de coisas muito importantes. Vimos colegas nos mais diversos locais, às vezes em condições não tão boas, mas se esmerando para atender a população dessas cidades que eles atuavam. Vimos de perto também as necessidades da atenção básica, a dificuldade dos colegas que trabalham em UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], dos que atuam em hospitais públicos”, relatou o presidente do Conselho.

No seu discurso, Dr. Marambaia ressaltou ainda que também presenciou o florescer do progresso das redes privadas, a partir do avanço da tecnologia, nessas 7 macrorregiões do estado. “Há locais do estado da Bahia que não sofrem nenhuma diferença em relação aos grandes centros do Brasil, inclusive ficamos muito satisfeitos em ver que os colegas estão investindo e produzindo ciência, conhecimento, atendimento de alta qualidade para população da Bahia”, destacou o presidente do Cremeb.

 

Balanço – Durante três meses, o Cremeb Presente! passou por 9 cidades em 7 macrorregiões do estado. Centenas de médicos foram atendidos e juntos solicitaram mais de 700 serviços, que envolveram emissão de Certificado Digital, 2ª via de Cédula de Identidade Médica e atualização cadastral, dentre outros. Neste período, cerca de 150 unidades de saúde foram fiscalizadas e, em várias, houve conversa com o corpo clínico, a fim de entender as necessidades dos profissionais médicos da região. O Cremeb realizou a posse de 7 Comissões de Ética Médica.

Os estudantes de medicina de diversas cidades também foram contemplados, com palestras educativas para alunos de 13 instituições de ensino superior. Em Feira de Santana, foi promovido o I Seminário de Responsabilidade Médica do município e, em Vitória da Conquista, aconteceu o I Curso de Qualificação para Diretores Técnicos da cidade, ambos com um público significativo. Por fim, 11 médicos que atuam na Bahia foram homenageados em sete sessões plenárias públicas (todas disponíveis no YouTube do Cremeb).

Compartilhe: