Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médicos acima de 60 anos e gestantes podem atender neste momento de pandemia?

7 de abril de 2020

Lastreado em evidências epidemiológicas que apontam o grupo das pessoas com 60 anos ou mais como o que apresenta a maior letalidade pela doença causada pelo coronavírus, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recomenda que médicos desta faixa etária sejam deslocados de setores de atendimento ou atividades com contato direto com pacientes confirmados ou suspeitos da COVID-19 ou sintomáticos respiratórios.

Os profissionais médicos que possuam doenças associadas ou não a idade e que também os exponha a um risco de maior letalidade devem de igual modo ser preferencialmente remanejados para atividades de retaguarda, visando ampliar a sua proteção.

Médicas gestantes e lactantes, conforme disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não podem ser expostas a trabalho insalubre de qualquer grau que se considere. Havendo a constatação de área insalubre, as profissionais devem ser direcionadas para atividades médicas administrativas ou remotas enquanto durar a sua condição.

Cabe ao Diretor Técnico da unidade de saúde onde o profissional atua, centrado nestas evidências e legislação, avaliar a condição de cada caso individualmente de modo a dispensar, transferir ou manter as atividades atualmente desenvolvidas por cada médico(a), sendo de sua responsabilidade esta decisão.

Compartilhe: