Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médico Jairnilson Paim recebe título de Professor Emérito da UFBA

9 de setembro de 2021

Uma sessão solene realizada ontem (8), de forma on-line, marcou a outorga do título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao médico Jairnilson Paim. Com mais de cinco décadas de ensino, o professor e pesquisador Jairnilson Paim foi um dos fundadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), autor de 14 livros – dentre eles o best-seller “O que é SUS” – e é referência em estudos sobre o Sistema Único de Saúde.

O conselheiro decano do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Jorge Cerqueira, que participou da solenidade, reverenciou a significativa trajetória do professor Paim. “A homenagem é das mais justas, significando o reconhecimento do valor de um homem inteligente, dedicado ao estudo, ao ensino e à pesquisa”, escreveu o conselheiro.

Dr. Jairnilson Paim formou-se médico pela UFBA, na turma de 1972, mesma universidade onde concluiu o mestrado em Medicina e Saúde, e foi lá também que ele realizou o doutorado em Saúde Pública, com a tese “Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica”. Além dos 14 livros supracitados, Paim publicou também 168 artigos científicos durante a sua carreira.

Clique aqui e assista a solenidade na íntegra, através do Youtube da UFBA.

Compartilhe: