Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médica baiana lança biografia do idealizador do ensino médico no Brasil

16 de janeiro de 2017

Quem quiser mergulhar na história do idealizador e defensor da Criação do Ensino Médico do Brasil, conta com mais uma opção: o livro “Jozé Correa Picanço – o homem e a sua ideia”. Lançada no mês passado, a biografia é de autoria da médica baiana Almira Maria Vinhaes Dantas, que passou 10 anos pesquisando sobre o assunto.

Nascido na cidade de Goiana (Pernambuco), em novembro de 1745, Jozé Correa Picanço, o 1º Barão de Goiana, foi o responsável por sugerir a D. João VI a Criação do Ensino Médico no Brasil, ainda em 1808. Foi aí que surgiu a Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba), a primeira escola de medicina do país.

Dra. Almira conta que a ideia do livro surgiu como forma de documentar a história do patrono da sua cadeira no Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins. “Queria tornar público as novidades que consegui e esclarecer as controvérsias sobre Picanço”, afirmou ela.

A escritora explica que, por enquanto, a biografia está apenas sendo distribuída aos colaboradores do projeto. Enquanto o livro não é comercializado, os interessados podem consultá-lo na biblioteca da sede do CREMEB, em Salvador, onde tem um exemplar doado por Dra. Almira.

Compartilhe: