Conheça nossas redes sociais

Notícias

Acervo digital: CREMEB abre sua biblioteca para consultas online

10 de setembro de 2018

Médicos, estudantes de medicina, advogados e interessados em geral não precisam mais sair de casa para consultar o acervo de títulos que integram a biblioteca do Centro de Documentação (Cedoc) do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Visando ampliar a acessibilidade e dar mais comodidade aos usuários, a instituição inaugurou a sua biblioteca online, disponível no site do Conselho, na área Biblioteca Online – ícone localizado à direita da home (veja aqui).

O sistema permite que qualquer cidadão, com acesso à internet, pesquise informações (como editora, ano de publicação e dados técnicos) sobre os mais de 1 mil livros cadastrados no acervo do Conselho. Especializada em ética médica, bioética e direito médico, a biblioteca física do Cremeb, em Salvador, possui um acervo formado por livros, portarias, resoluções e pareceres, incluindo os do Conselho Federal de Medicina (CFM), além de atos normativos de interesse da instituição.

Para a coordenadora do Cedoc, Rita Botelho, a biblioteca online facilita a vida dos leitores ao proporcionar mais agilidade, organização e praticidade em buscas e pesquisas. “É também uma forma de difundir ainda mais o conhecimento”, afirma. Ela explica que o software especializado, chamado SophiA, possibilita pesquisas por palavras-chaves e por categorias, como título da obra, autor, editora, assunto ou série, além de destacar as últimas aquisições da biblioteca.

O sistema ainda permite que os usuários façam pesquisas combinadas ou criem listas compilando diferentes pesquisas realizadas, através da opção “Minha Seleção”, localizada no menu superior do site. Dessa forma, os leitores têm condição de organizar melhor suas buscas e, ao imprimir uma lista, por exemplo, situar-se mais facilmente quando precisarem comparecer a biblioteca física do Cremeb, que funciona na sede da instituição (Rua Guadalajara, 175, Morro do Gato, Barra, Salvador), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Compartilhe: