Notícias

Conselheiro José Carlos Ribeiro receberá Comenda de Honra ao Mérito pela atuação na saúde do trabalhador

27 de setembro de 2022

Médico especialista em Medicina do Trabalho, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. José Carlos Ribeiro, será homenageado com uma Comenda de Honra ao Mérito, prêmio realizado e entregue pela Associação Nacional de Indústria de Materiais de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG). A indicação do nome do conselheiro para a homenagem partiu da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMT), reconhecendo a destacada atuação em prol da segurança e saúde do trabalhador. O evento que sediará a entrega da Comenda acontece em São Paulo, no dia 19 de outubro.

“Receber esta Comenda tem a importância de ver reconhecido meu trabalho junto aos trabalhadores, em primeiro lugar, como também assessorando seus empregadores, sempre baseado em muito estudo e aplicação na prática da Medicina do Trabalho. Um trabalho realizado junto ao chão da fábrica, aliado a uma boa dose de empatia, procurando entender e conciliar os conflitos da relação entre empregadores e empregados, tudo isso acrescentado a uma quantidade generosa de resiliência, pois muitas vezes os caminhos são longos para se conseguir implantar os nossos projetos”, conta o conselheiro José Carlos Ribeiro, que no Cremeb é também coordenador da Comissão de Enfrentamento à Covid-19.

Para poder participar do recebimento da Comenda, o médico precisou estar apto diante dos três critérios obrigatórios: ser indicado por sua entidade de especialidade profissional, no caso, a ANMT; ter no mínimo 30 anos de atividade contínua na área, dentro da ética profissional e humanística; e ter feito algum trabalho relevante e comprovado em prol da sociedade. “Considero também ter sido preponderante a minha participação ativa na Sociedade Bahiana de Medicina do Trabalho e na Associação Nacional de Medicina do Trabalho, onde a convivência e troca de experiências com os colegas de especialidade me fortalece técnica e eticamente”, identifica o homenageado.