Instituto Bahiano de História da Medicina dá posse ao médico Danilo Noya; cadeira tem Nina Rodrigues como patrono
14 de maio de 2025
Autor: Cons. Jorge Cerqueira (Decano do Cremeb)
Na quinta-feira, 8, o Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciencias Afins (IBHMCA) teve uma tarde maravilhosa. Foi a sessão de posse do médico cirurgião Danilo Noya Fonseca na cadeira Nº 31, que tem como patrono Antônio Nina Rodrigues, e primeira ocupante Maria Tereza de Medeiros Pacheco.
O Presidente do Instituto, Prof. Dr. Ernane Antunes Gusmão, abriu o evento dizendo da satisfação de estar sendo recepcionado mais um ilustre médico. Em seguida, o Secretario Geral, Dr. Jorge Cerqueira, fez a apresentação do currículo do Dr. Danilo Noya, tendo o Presidente Ernane Gusmão dado a palavra ao novo membro para apresentação do seu trabalho intitulado “Raymundo Nina Rodrigues – O Injustiçado”.
O Dr. Danilo discorreu por 50 minutos sobre a figura do grande professor, Catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Bahia. Destacou a polêmica questão de ser acusado de racista, apoiador da teoria do professor Cesare Lombroso. Tal teoria afirmava haver uma predisposição biológica do individuo a apresentar conduta anti-social, chamando-o de “criminoso nato”. Haveriam características faciais e corporais como braços compridos, testa inclinada, etc, que identificariam esses indivíduos.
Nina Rodrigues inicialmente aceitou a teoria mas, tempos depois, como resultado de suas próprias pesquisas, a ela se contrapôs. Conclui o Dr. Danilo Noya ser uma injustiça que, até hoje, algumas pessoas insistam em chamá-lo de racista e proponham a retirada do seu nome do Instituto Medico Legal e anulem outras homenagens.
A posse do Dr. Danilo Noya foi bastante concorrida. O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) esteve representado pelo seu Vice-Presidente, Cons. Plínio Sodré. Vários membros do Instituto participaram como as diretoras Ogvalda Torres e Almira Vinhaes, o professor Ronaldo Jacobina, que tem trabalho sobre Nina Rodrigues e contribuiu com preciosos comentários ao fim da palestra.
Dois diplomas foram recebidos pelo palestrante e novo confrade do IBHMCA: um referente à palestra, pelo Secretário Geral. Outro, de membro efetivo, pelo Presidente, que encerrou a cerimônia elogiando o excelente trabalho brilhantemente apresentado. Um coquetel foi oferecido pelo novo confrade.