Conheça nossas redes sociais

Notícias

Igreja do Bonfim é iluminada de amarelo em campanha contra o suicídio

22 de setembro de 2015

A campanha nacional “Setembro Amarelo”, que foi lançada no início mês pela da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), foi encerrada com chave de ouro na Bahia. Na última segunda-feira, dia 28, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no Largo do Bonfim, foi iluminada na cor da iniciativa, cujo foco é a prevenção ao suicídio.

Realizada em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP), Cruz Vermelha, Centro de Valorização da Vida (CVV), Exército Brasileiro e o Ministério Público de São Paulo, a iniciativa incluiu outras ações na capital baiana.

Nos dias 11 e 12 de setembro, a Associação Psiquiátrica da Bahia e a Associação Sergipana de Psiquiatria reuniram, em Salvador, médicos especialistas durante a jornada Bahia e Sergipe de Psiquiatria. O evento teve a participação do cantor e compositor Lobão, que revelou como ele superou a depressão e recuperou-se após três tentativas de suicídio.

Além disso, no último dia 13, houve uma caminhada Para a Vida, que saiu do Porto da Barra e foi até o Farol. O mês de setembro é escolhido pela ABP como mês-chave para prevenir os casos de suicídio, na qual o Dia Mundial de Prevenção é comemorado no dia 10 de setembro. Este ano a data teve como tema “Avançar para o Terreno e Salvar Vidas”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Isso representa uma morte a cada 40 segundos. E para cada caso fatal há pelo menos outras 20 tentativas fracassadas. Ainda segundo a OMS, cerca de 75% dos casos ocorrem em países de rendas média e baixa.

Baixe aqui a cartilha Suicídio – Informando para prevenir.

Compartilhe: