Conheça nossas redes sociais

Notícias

Hemoba instrui a doar sangue antes da vacina e do Carnaval

6 de fevereiro de 2018

Constantemente, ao longo do ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) faz campanhas para que cidadãos e cidadãs doem sangue e ajudem os necessitados da transfusão. Entretanto, o apelo se intensifica com a chegada do Verão, já que o número do estoque de bolsas de sangue cai drasticamente, aumentando o déficit da Fundação e desamparando ainda mais os pacientes que aguardam por doações. “Neste Verão, estamos com uma queda de 30% nas doações”, explica o coordenador técnico de coleta da Hemoba, Marcelo Matos.

Apesar da baixa na referida estação, essa é a época do ano em que mais precisa-se de um estoque formidável, tendo em vista as intercorrências registradas durante o Carnaval e em outros eventos característicos. “Pedimos ao folião que tenha amor ao próximo e dê uma ‘passadinha’ nos pontos de coleta antes de cair na folia, para assegurar o tratamento daqueles possíveis necessitados”, ressalta Matos.

Outra realidade que pode interferir na quantidade de bolsas doadas ao Hemoba é a vacinação contra a febre amarela. Aquela pessoa que já tomou a vacina ainda pode doar, mas ela fica impedida de realizar o ato por 28 dias, já que a vacina é atenuada e o vírus encontra-se vivo no corpo. Uma vez que doar sangue não impede receber a proteção contra a febre amarela, a dica de Dr. Marcelo Matos segue o mesmo sentido do direcionamento perante o Carnaval: doe sangue antes e, depois, siga para realizar a sua vacinação sem maiores problemas.

Compartilhe: