Conheça nossas redes sociais

Notícias

Fiscalizações: Cremeb dobra o número de vistorias em apenas um ano

28 de fevereiro de 2022

Para fiscalizar, orientar e buscar condições dignas aos serviços de saúde prestados no estado baiano, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) dobrou o número de vistorias realizadas em 2021, quando se comparado ao ano de 2020. Foram realizadas 291 fiscalizações no ano passado, 102% a mais do que as 143 realizadas no ano retrasado. Entendendo que a extensão territorial da Bahia assume grandes proporções, e que o período de pandemia requer um acompanhamento mais próximo aos serviços prestados a população, o Conselho contratou mais quatro novos médicos fiscais para intensificar as suas ações.

Fiscalizar e vistoriar as atividades das unidades de saúde, além de constar no escopo de atuação do Cremeb em defesa do pleno exercício da Medicina, é uma forma de proteger a população, como explica o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia. “Quando o Conselho identifica uma irregularidade, seja ela da estrutura física, administrativa ou referente a escala de trabalho, notificamos a gestão da unidade ou o seu diretor técnico, sempre no intuito de evitar que essa lacuna vire uma desassistência aos usuários, e no sentido de garantir as condições dignas para os médicos desenvolverem suas atividades”, esclarece Marambaia, conselheiro que antes da presidência era diretor do Departamento de Fiscalização do Cremeb.

Dentre as 291 fiscalizações em 2021, o Cremeb notificou 216 instituições, expondo as debilidades e possíveis melhorias em relatório, bem como solicitando por ofício esclarecimentos e prazos para tratamento das não conformidades. Devido a grande concentração de estabelecimentos de saúde na capital, foram 226 vistorias em Salvador; mais 16 na Região Metropolitana e 49 unidades fiscalizadas no interior do estado. Confira gráfico abaixo:

CAPITAL 226
REGIÃO METROPOLITANA 16
INTERIOR DO ESTADO 49

As fiscalizações espontâneas representaram 63% (182 vistorias) do montante total no último ano e aquelas ocasionadas por denúncias específicas correspondem a 33%, representadas por 97 vistorias. Quando o recorte é por instituição, 187 visitas foram em “Clínicas/Policlinicas/Ambulatório”, seguidas por 41 vistorias em hospitais e outras 27 em “UBS/USF/CAPS/Centros de Saúde”. Confira os demais quantitativos no quadro abaixo:

CLÍNICA/POLICLINICA/AMBULATÓRIO 187
HOSPITAL 41
MATERNIDADE 5
UBS/USF/CAPS/CENTRO DE SAÚDE 27
PA/UPA 22
OUTROS 9

Para sugerir uma fiscalização do Cremeb em uma instituição de saúde, utilize o e-mail fiscalizacao@cremeb.org.br.

Compartilhe: