Conheça nossas redes sociais

Notícias

Falsa médica é presa em flagrante após ação do Cremeb

19 de dezembro de 2022

Uma falsa médica foi presa em flagrante após a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) identificar que a mesma atuava sem registro profissional de médico, na manhã de hoje (19), se apresentando como profissional responsável pelo transporte de uma paciente do município de Santo Antônio de Jesus para Salvador. Como agravante, além de estar exercendo a medicina ilegalmente, a falsa médica carimbou e assinou um relatório que atestava ter acompanhando a transferência de uma paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), utilizando nome e CRM de uma médica devidamente inscrita no Conselho. Agora, ela está sendo investigada pela 13ª Delegacia Policial pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da Medicina.

“Graças à celeridade que conseguimos emplacar diante da denúncia, colaboramos com a polícia e com a sociedade em impedir que uma falsa médica pudesse pôr em risco toda a população, além de difamar o exercício da Medicina ao realizar, irresponsável e criminosamente, o transporte de uma paciente sem ter registro e habilitação de médica”, explica o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia. O conselheiro reforça ainda que o Cremeb tem movido diversos esforços para coibir a atuação desses falsários, como a criação da Comissão de Defesas das Prerrogativas do Médico – grupo de trabalho que identifica mais de 40 denúncias do exercício ilegal da Medicina em 2022 -, a disponibilização da foto do médico no Portal Cremeb como forma de dificultar a ação de impostores e a proposta de cooperação técnica com a Polícia Civil para atuação em casos do gênero.

A suspeita do crime teve início ainda em Santo Antônio de Jesus, quando médicos da unidade de saúde onde a paciente se encontrava internada notaram algumas incoerências na conduta da falsa médica e acionaram o Cremeb. Informados sobre o hospital de destino da ambulância, uma equipe de fiscalização do Conselho solicitou a identificação profissional da investigada, que informou não possuir identidade profissional nem pessoal. Após flagrar o exercício da profissão sem que pudesse realizar a devida averiguação do seu registro no Cremeb, como previsto por lei federal, a autarquia acionou uma guarnição da Polícia Militar, que conduziu a suspeita para a delegacia civil mais próxima, no bairro de Cajazeiras, onde a mesma foi presa em flagrante. Após a prisão, ela foi ouvida e liberada mediante o pagamento de fiança.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Dr. Roberto Dias, a investigada informou ter cursado Medicina na Bolívia, mas não apresentou devida diplomação nem documentos que comprovassem que ela buscou o Revalida para regularizar a possibilidade de registro em algum conselho regional de Medicina no Brasil. A empresa responsável pela contratação da falsa médica buscou o Cremeb assim que soube da ocorrência, informando ter sido surpreendida com a notícia, registrando que não tinha ciência de uma profissional sem habilitação no seu quadro de funcionários e se colocando à disposição para mais esclarecimentos. O caso seguirá para Corregedoria do Conselho, que irá apurar os trâmites de contratação da investigada pela polícia. Em tempo, o Cremeb agradece aos médicos que colaboraram com a denúncia.

Compartilhe: