Conheça nossas redes sociais

Notícias

Ex-presidente do Cremeb, conselheiro José Abelardo de Meneses é homenageado durante solenidade da Academia de Medicina de Itabuna

4 de junho de 2022

No dia em que completou 68 anos, 20 de maio de 2022, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. José Abelardo de Meneses, foi homenageado durante a Solenidade de Instalação da Academia de Medicina de Itabuna (Amei), entidade onde o médico tomou posse como Membro Correspondente. Além de toda atmosfera do evento lhe ser de extrema significância histórica e emocional, tendo em vista que o conselheiro é natural de Itabuna e estava diante de alguns mestres e colegas da Medicina, ele recebeu do médico Alberto Peregrino uma especial dedicação de reverência à sua trajetória médica durante o seu discurso.

Dr. Alberto Peregrino no seu discurso de homenagem a Dr. Abelardo

“José Abelardo Garcia de Meneses é um exemplo de como cidadão médico pode alcançar o mais alto grau de unanimidade quanto a sua integridade moral, humanismo, seriedade, liderança, firmeza e delicadeza no diálogo, perseverança e obstinação na defesa dos colegas de profissão”, entoou no início da homenagem, ele que é referência entre os colegas pelo conhecimento em cultura e no âmbito das artes, o médico Alberto Peregrino. Durante a leitura da dedicatória feita ao vivo, por videoconferência, mencionou alguns feitos de José Abelardo de Meneses enquanto presidente do Cremeb, como a defesa pela obrigatoriedade do Revalida, as críticas ao Programa Mais Médicos e a incessante busca por mais investimentos no sistema de saúde pública brasileira. Clique aqui e assista o exato momento da homenagem.

Confira aqui o discurso de Dr. Alberto Peregrino na íntegra.

O ex-conselheiro do Cremeb, Dr. Silvio Porto, que assume a presidência da Amei e foi um dos grandes empenhados na criação da entidade, identifica que a homenagem ao conselheiro Abelardo é uma forma de incentivar a conduta ética dos novos médicos, em prol do surgimento de outros ícones da medicina itabunense, baiana e brasileira. “O Brasil precisa de mais gente como ele, atuando não apenas na medicina, como excelente médico anestesiologista, mas, também, como intransigente defensor da ética médica, dos direitos e deveres do médico na prática diária, bem como de um ensino médico de qualidade e de políticas na saúde que proteja a classe médica da precarização do trabalho e defensor de uma assistência digna ao povo brasileiro”, registrou Dr. Silvio Porto.

No Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Dr. José Abelardo de Meneses foi presidente, vice-presidente e corregedor – histórico lembrado na fala de homenagem -, tendo dedicado até então, cerca de 25 anos à casa da ética médica baiana. “Quem mergulhar com disposição e tempo na leitura sobre a atuação desse amigo fraterno como presidente do órgão máximo da categoria médica, o Cremeb, constatará a sua incrível combatividade e coragem na defesa da ética médica e da dignidade do trabalho médico”, marcou nas suas palavras de discurso o também Membro Correspondente da Amei, Dr. Alberto Peregrino.

Com a missão de congregar acadêmicos; tornar presente na memória de Itabuna e da classe médica a história das grandes contribuições à medicina e à saúde regional; e, dentre outras, promover a integração entre as instituições médicas, a Amei deu posse também à ex-conselheira do Cremeb, Dra. Rosângela Melo, que ocupa a Cadeira 5 da entidade, tendo como patrono Itamar Pitanga.

Para saber mais sobre Academia de Medicina de Itabuna, acesse o site da instituição: www.amei-ba.com.br

Para assistir a íntegra da Solenidade de Instalação da Academia de Medicina de Itabuna, clique aqui.

Compartilhe: