Conheça nossas redes sociais

Notícias

Entidades médicas homenageiam centenário de Dr. Jesuíno Netto e Dr. João Torres

6 de março de 2020

Os renomados médicos baianos Antônio Jesuíno dos Santos Netto e João Falcão Fontes Torres completariam 100 anos em setembro deste ano. Como forma de reconhecimento pelo legado deixado por ambos na medicina, o Instituto Bahiano da História da Medicina e Ciências Afins (IBHM) realizará no próximo dia 12, às 15h, uma homenagem na sede da entidade, localizada na Faculdade de Medicina da Ufba (Terreiro de Jesus). A cerimônia será aberta ao público.

A iniciativa é a primeira de uma série de homenagens que serão realizadas ao longo de 2020, organizadas pelo IBHM, Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Academia de Medicina da Bahia. Na programação (confira na tabela abaixo), há pelo menos mais quatro atos para valorizar a trajetória profissional de Dr. Jesuíno Netto e Dr. João Torres.

“É um sentimento de muita alegria poder homenagear dois vultos tão importantes na medicina baiana, os quais eu, pessoalmente, sempre admirei muito”, declara o presidente do Instituto, o conselheiro Jorge Cerqueira. Para ele, essas ações promovidas pelas entidades médicas são uma forma justa de reconhecimento, já que os dois profissionais foram exemplos de competência, técnica e ética para a classe médica.

Gratidão. É assim que a esposa de Dr. Jesuíno Netto, professora Leda Jesuíno, resume essas homenagens ao centenário. “O nosso sentimento é de gratidão. Gratidão pela dedicação que ele sempre teve pelas entidades médicas”, afirma ela. Para o filho caçula de Dr. João Torres, o procurador federal Fernando Torres, as ações são um grande júbilo. “Fomos duplamente agraciados, pois meu pai será homenageado juntamente com um grande amigo dele”, declara ele.


Antônio Jesuíno dos Santos Netto:

Natural de Salvador, Dr. Antônio Jesuíno dos Santos Netto nasceu no dia 18 de setembro de 1920 e formou-se em medica pela Universidade Federal da Bahia, em 1944, profissão que exerceu por seis décadas. Conselheiro do Cremeb por mais de 10 anos, ele atuou como membro ativo de diversas entidades das áreas de saúde, educação, bioética, sindicalismo, espiritualismo, direitos humanos, etc.

Com exemplar trajetória dentro da Medicina, Dr. Jesuíno, que faleceu no dia 1º de setembro de 2011, prestes a completar 91 anos de idade, também se destacou na área acadêmica. O médico, que se especializou em cirurgia geral, foi professor de Medicina por mais de meio século de diversas escolas, a exemplo da Escola Bahiana de Medicina e da Faculdade Livre da Maturidade Olga Mettig.

 

João Falcão Fontes Torres:

Médico dos mais conceituados, Dr. João Falcão Fontes Torres foi o líder dos fundadores e o primeiro presidente do Cremeb, onde atuou por duas gestões (1958-1968). Nascido na cidade de Itabuna, em 20 de setembro de 1920, o médico, que se formou em medicina na Ufba, em 1946, especializou-se em anatomia, traumatologia, fisiologia endócrina, técnica operatória e cirurgia experimental.

Mas, foi na administração pública que ele encontrou uma paixão e foi reconhecido nacionalmente por dedicar-se à defesa de uma categoria profissional tão difícil de congregar e emprenhar-se ma orientação dos servidores da saúde pela melhor assistência da comunidade. No governo, Dr. João Torres teve inúmeros cargos de relevância, inclusive o de diretor assistente da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e o de membro do Conselho Estadual de Saúde. Ele faleceu no 29 de maio de 2005, aos 84 anos.

 

Confira as datas e locais das homenagens:

  • 12.03.2020 (15h) = Instituto Bahiano da História da Medicina e Ciências Afins (IBHM)
  • 21.07.2020 (20h) = Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed)
  • 09.07.2020 (19h) = Academia de Medicina da Bahia
  • 17.11.2020 (20h) = Associação Bahiana de Medicina (ABM)
Compartilhe: