Conheça nossas redes sociais

Notícias

Dia do Médico

20 de outubro de 2015

“Saúda-vos Lucas, médico amado”. Assim se manifestou Paulo na Carta aos Colossenses referindo-se a São Lucas, o evangelista e médico. Homem culto, em seus escritos revelou-se conhecedor da forma de tratar doenças à época. Por esses feitos, mais tarde passou a ser considerado o Patrono da Medicina. Em 18 de outubro, no Brasil e em outros países (Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália), comemora-se o Dia do Médico numa alusão ao dia do nascimento de São Lucas.

Para comemorar a data, o Conselho Regional de Medicina da Bahia presta, tradicionalmente desde 1976, significativa homenagem aos médicos por meio da outorga do Diploma de Mérito Ético Profissional àqueles que completam o Jubileu de Ouro no exercício da profissão. Para isto realiza-se uma Sessão Plenária Pública num momento histórico para os homenageados, familiares e amigos. No presente ano agregamos mais três homenagens a profissionais que se excederam no exemplo de vida profissional: Dr. Rubem Tabacof, Dr. Bernardo Britto Leony da Silva e Dra. Núbia Mendonça.

Estes atos são o reconhecimento pela dedicação aos pacientes e condutas ilibadas de profissionais que superaram as dificuldades inerentes à prática médica com denodo, desenvoltura, altruísmo e grande capacidade de improvisação. No Brasil da “saúde direito de todos e dever do estado”, os médicos se desdobram para suprir as deficiências de um sistema público teoricamente bem estruturado, mas que carece de gestão competente e comprometida com a qualidade da assistência à saúde do brasileiro.

Decorre disto a campanha institucional do Conselho Federal de Medicina e do CREMEB destacando estas características da atividade médica e o contorcionismo que os profissionais fazem diariamente para superarem as dificuldades impostas pelo sistema de saúde abandonado pelos governantes.

Neste 18 de outubro repita o gesto de Paulo a Lucas: abrace o seu médico, isto não dói nada.”

Fonte: Cons. José Abelardo Garcia de Meneses
Compartilhe: