Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb visita Ilhéus e Itabuna para conhecer caos provocado pelo Aedes aegypti

23 de março de 2016

Conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) visitaram as cidades de Ilhéus e Itabuna na última sexta-feira, dia 22, para tomar conhecimento da atual crise envolvendo as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na região. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) revelam que, de 1º de janeiro até 3 de março, foram notificados 11.487 casos de dengue, 6.068 de zika e 1.616 de chikungunya em Itabuna. Em Ilhéus, no mesmo período, foram notificados 1.537 casos de dengue, 703 de zika e 1.437 de chikungunya.

No período da manhã, o conselheiro e presidente do Cremeb, José Abelardo de Meneses, e os conselheiros Rosângela Carvalho de Melo e César Amorim -– representando a Associação Bahiana de Medicina (ABM) – se reuniram com o secretário de saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, para discutir medidas de aprimoramento da saúde no município. “Sabemos que as duas cidades estão vivendo uma crise muito grave e nós viemos tomar conhecimento da situação, além de prestar nossa solidariedade ao povo e aos médicos que estão vivenciados um caos já instalado há algum tempo na região”” afirmou Dr. Abelardo.

Também estiveram presentes no encontro com o secretário Antônio Ocké o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI), Fred Oliveira, e as diretoras do CMSI Diala Magalhães e Telma Reis Azevedo. Na oportunidade, Ocké apresentou as ações que estão sendo tomadas para combater o Aedes aegypti na cidade, a exemplo de mutirões e reforço na passagem dos agentes de endemias nas residências, para combater os focos do mosquito.

No período da tarde, foi a vez dos conselheiros do Cremeb conhecerem a realidade de Itabuna. A programação incluiu visita ao QG da Dengue, este último montado pela prefeitura para atender pessoas com sintomas das arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus). Instalado em um galpão na Avenida do Cinquentenário e funcionando, o espaço, segundo a prefeitura, conta com pelo menos 120 profissionais de diferentes áreas de saúde que ficarão à disposição do público 24 horas por dia, enquanto permanecer o estado de emergência no município.

Visita Ilheus_Itabuna_18.03 (12)

Dr. Abelardo considerou inovadora a atitude da secretaria municipal de Itabuna em montar o Quartel General (QG). “Em um ambiente improvisado, mas não insalubre, eles conseguiram reunir consultórios que dão privacidade aos pacientes, agentes de saúde a até a comunidade, que está lá colaborando, de forma voluntária, com a doação de alimentos. Isso sem falar que o local é de fácil acesso, no Centro da cidade”, disse. Segundo ele, o QG da Dengue, em funcionamento desde 17 de fevereiro, já registrou mil atendimentos gratuitos em um único dia.

O Hospital São Lucas e a Santa Casa de Misericórdia também foram incluídos no roteiro de visitas dos conselheiros em Itabuna. Em reunião com o provedor e o diretor técnico da Santa Casa, o Cremeb tomou ciência da atual situação financeira da instituição, que, segundo o presidente do Cremeb, é preocupante. “São dívidas que se acumulam mês a mês devido aos contratos com o município estarem em desequilíbrio financeiro. A Santa Casa nos sinalizou a possibilidade de não renovar o contrato. E, se isso acontecer, são três hospitais que deixam de atender pelo SUS no município”, informou Dr. Abelardo.

Durante a reunião com os representantes da Santa Casa, o Cremeb recebeu o médico do Hospital Geral Luís Viana Filho (Regional de Ilhéus), que foi encaminhado pela Polícia Militar à delegacia da cidade no dia 12 de março após suspender o atendimento na emergência durante confusão envolvendo o atendimento a uma paciente na emergência da unidade de saúde, no dia 12 de março. “Ele nos inteirou de detalhes da ocorrência, nos entregando inclusive cópias dos depoimentos dele e de outros médicos plantonistas”, disse o presidente do Conselho, informando que a instituição tomará as providências cabíveis.

 

Compartilhe: