Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Presente: representantes do Conselho e do Hospital Santa Izabel se reúnem para discutir temas relevantes para a categoria

24 de janeiro de 2023

Com a missão de estar cada vez mais próximo dos médicos, praticando a escuta ativa, conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) reuniram-se com representantes do Hospital Santa Izabel, na manhã de ontem (23.01), para debater assuntos importantes para a categoria, como a necessidade de um ensino médico de qualidade e a importância das Comissões de Ética Médica. O encontro, que ocorreu na unidade hospitalar, no bairro de Nazaré, faz parte das ações do Cremeb Móvel – projeto itinerante que leva até o médico (pessoa física e jurídica) todos os serviços oferecidos pela autarquia federal.

O presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, explicou que o Cremeb Móvel é uma atividade do Cremeb Presente – projeto que já percorreu mais de 5 mil quilômetros visitando todas as macrorregiões do estado, conhecendo a realidade dos médicos do interior, promovendo o diálogo, levando serviços e conhecimento e homenageando profissionais que se dedicaram com ética e amor à Medicina. “Além de ouvir os colegas, estamos pedindo a colaboração deles, pois não dá para a gente fiscalizar a atividade médica em 417 municípios. E os resultados dessa nossa interação já começaram a aparecer: até flagrante de falso médico a gente conseguiu fazer. E estamos apurando outra denúncia”, comemorou ele, colocando a instituição à disposição para ajudar na promoção de uma medicina ética e de qualidade.

O conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, lembrou que todas essas ações servem como uma profilaxia do erro: “Queremos estar juntos dos médicos, orientando-os para que eles não errem e, consequentemente, não sejam punidos. A finalidade do Conselho não é ficar punindo médicos. É educá-los”. A primeira secretária do Cremeb, conselheira Aline Guimarães, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância dos Comitês de Bioética: “Apesar de não haver uma resolução que obrigue, há uma recomendação da organização desses comitês. Muitas questões judiciais, antes do juiz decidir, ele busca o Comitê de Bioética da Instituição para saber como é que ele se posiciona. Por isso, a gente tem recomendado as instituições para que elas possam compor o comitê de bioética”.

O diretor técnico do Santa Izabel, Dr. Ricardo Madureira, agradeceu a visita dos conselheiros e o fato da instituição ter sido a primeira do segmento particular a receber a unidade móvel do Cremeb: “Estamos tendo a oportunidade, de forma pioneira no nosso hospital, de ter disponível todos os serviços do Cremeb. Recomendo que os colegas possam vir aqui conhecer os serviços, seja para atualizar seus dados cadastrais, sua carteira, seus documentos, ou sanar dúvidas que possam ter eventualmente na condição de pessoas jurídicas ou outras necessidades”. Somente no primeiro dia de ação no Hospital santa Izabel, foram realizados 14 atendimentos, sendo solicitados 27 serviços. O serviço continuará na unidade até sexta-feira, dia 27, das 9h às 16h.

“Achei a iniciativa perfeita, porque a gente não tem tempo de estar indo lá na sede. O horário de funcionamento do Conselho nem sempre é compatível com o horário que a gente sai do hospital. Então, eu achei ótimo”, declarou a anestesiologista Maria Emília Monteiro, que realizou a atualização cadastral, pediu uma segunda via da carteira médica, solicitou o certificado digital gratuito e ainda tirou dúvidas sobre as anuidades de pessoa física e pessoa jurídica. “Acho que a iniciativa facilita muito. O médico geralmente tem muita dificuldade de tempo, então isso ajuda bastante”, afirmou o cardiologista Paulo Barbosa, que solicitou uma segunda via da carteira médica e o certificado digital.

Também estiveram presente no encontro o conselheiro Antônio Dória e outros membros do Hospital Santa Izabel: Dr. José Carlos (diretor do Corpo Clínico), Dr. Alex Guedes (membro do Comitê de Ética Médica), Dr. Gilson Feitosa (diretor de Ensino e Pesquisa) e Dra. Rozane Berke (assistente da Diretoria Técnico Assistencial / Núcleo de Relacionamento Médico).

Gostaria de levar o Cremeb Móvel para a sua unidade de saúde? Basta enviar uma solicitação através do e-mail eventos@cremeb.org.br.

 

 

CREMEB MÓVEL NO SANTA IZABEL

Onde: Hospital Santa Isabel (estacionamento no pátio externo – ao lado do IBC)
Quando: 23 a 27 de janeiro
Horário: 9h às 16h
Para quem: Classe médica (não apenas para quem trabalha no Hospital Santa Izabel)

 

Compartilhe: