Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Presente: médicos do Roberto Santos recebem palestra sobre documentos médicos e relação médico-paciente

23 de maio de 2023

Visando ampliar o diálogo e fornecer orientações para promover o exercício ético da medicina, conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 23.05, com o corpo clínico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado no Cabula. Na oportunidade, que faz parte das ações do projeto Cremeb Presente!, cerca de 60 médicos que atuam na unidade puderam conhecer um pouco mais sobre os cuidados necessários com os prontuários e atestados médicos e com a relação médico-paciente.

 

 

Antes de começar a sua palestra sobre os documentos médicos, o presidente do Cremeb, Cons. Otávio Marambaia, ressaltou a importância da autarquia federal, que é mantida exclusivamente pelos médicos, ou seja, sem depender do poder público: “Os médicos mantêm os Conselhos de Medicina para que, dentre outras coisas, nós próprios possamos nos julgar. A anuidade paga é revertida em benefício da categoria, a exemplo do certificado digital, que está sendo oferecido gratuitamente a todos os médicos. Tudo o que nós [Cremeb] temos pertence aos médicos e visa a defesa da medicina. Portanto, usem! Não esperem a gente procurar vocês”.

 

 

Sobre prontuário médico, Dr. Marambaia falou da necessidade do documento e chamou atenção para o que não deve constar no mesmo, a exemplo de afirmações que não sejam comprovadas e do interesse do paciente. Além disso, o presidente ratificou a importância da qualidade do prontuário como material de defesa do profissional: “Toda doença tem uma história. Afinal, ninguém morre do nada, a não ser que seja uma fatalidade, uma bala perdida, por exemplo. Fora isso, é uma junção de fatores. Um prontuário bem feito, com os detalhes da história e da evolução do paciente, nos resguarda, podendo, inclusive, nos livrar de uma apenação por erro médico”.

O conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, foi o responsável por falar sobre a ética na relação médico-paciente. Durante a sua apresentação, ele abordou as mudanças de alguns conceitos da medicina ao longo do tempo e chamou atenção para alguns artigos do Código de Ética Médica. “O conjunto de regras de direitos e deveres do Código de Ética conta com 26 princípios fundamentais, 117 restrições e apenas 11 direitos. Falando assim, parece difícil fazer medicina. Mas, uma coisa é certa: se a gente andar direitinho, seguindo o que diz o Código, é muito difícil que a gente tenha algum problema”, destacou ele.

 

 

Além do presidente e do decano do Cremeb, contribuíram para os debates as conselheiras Aline Guimarães, que é secretária geral do Conselho, e Marilia Niedermayer Fagundes, que atua no Roberto Santos. Por parte da unidade de saúde, estiveram presentes a diretora geral, Dra. Lucrécia Savernini, e o diretor médico, Dr. Osvaldo Neto. “Hoje, tive a honra e o prazer de receber o meu Conselho aqui. O Cremeb veio até o Roberto Santos para nos nortear, orientar, acolher e quebrar esse paradigma de que a instituição é punitiva. O Cremeb é conselheiro e é orientador das boas práticas médicas”, declarou Dr. Osvaldo Neto, agradecendo a visita.

 

 

Cremeb Móvel – Vale lembrar que durante esta semana os médicos do HGRS e região poderão realizar todos os serviços do Conselho na sua unidade móvel de atendimento, que está funcionando próximo a entrada principal do hospital até sexta-feira, dia 26.05, sempre das 09h às 16h. Durante a ação, será possível realizar atualização cadastral; inscrição, transferência e visto provisório; solicitação de 2ª via de documentos; registro e regularização de empresas médicas; emissão gratuita de certificado digital; registro de especialidade e qualquer outro serviço ofertado pelo Conselho, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

 

Compartilhe: