Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb participa de centenário na SCMI e conselheiro é homenageado

1 de fevereiro de 2017

A solenidade que encerrou os comemorativos dos 100 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), realizada na noite do último sábado (28), homenageou também o médico corregedor do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. José Abelardo de Meneses, que esteve presente no evento representando a autarquia. O conselheiro do Cremeb fez parte do seleto grupo de médicos homenageados na ocasião, ao lado de outros colegas e demais profissionais que foram lembrados por atividades desenvolvidas junto à SCMI. Além dele, foram reverenciados alguns ex-diretores e ex-provedores, um jornalista e outros três médicos.

“A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna assume papel fundamental na qualidade da assistência à saúde para a população da Região Grapiúna e do Estado da Bahia. Por longos anos foi pioneira na introdução de tecnologia e de avanços científicos na Medicina, servindo não apenas aos moradores de Itabuna”, escreveu na Moção de Congratulações à Santa Casa, Dr. Abelardo. O corregedor do Cremeb teve a sua primeira inserção na SCMI durante a graduação em medicina, quando foi interno da instituição no sexto ano de faculdade. Alguns anos depois, retornou aos trabalhos na Santa Casa como médico anestesista, sendo ativista em iniciativas pioneiras, como ter sido um dos fundadores da Associação dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

A noite do Centenário contou ainda com o momento de autógrafos do médico e historiador da Santa Casa de Itabuna, João Otávio de Macedo, autor do livro “Centenário Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – um século de bons serviços”, e com a exibição de um vídeo institucional sobre os setores e serviços dos hospitais que integram a SCMI – maior complexo de saúde do Norte e Nordeste do país.

Os comemorativos do centenário da instituição tiveram início na segunda-feira (23), com a Exposição Fotográfica Santa Casa – 100 anos, montada no Jequitibá Shopping, em Itabuna. Já na quarta-feira (25), ocorreu a inauguração da Capela Nossa Senhora das Dores, seguida da reinstalação da Galeria em Homenagem aos Ex-Diretores do Hospital. Na quinta-feira (26), houve a Confraternização dos Funcionários, com homenagens a 30 funcionários com mais de 30 anos de Casa. A sexta-feira (27) foi marcada pela inauguração das obras de Requalificação do Centro Cirúrgico, e também pela entrega da Brinquedoteca e Solarium Irmã Creuza Wanderley.

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é uma instituição que abriga quatro unidades de atendimento à saúde: o Hospital Calixto Midlej Filho (antigo Hospital Santa Cruz, fundado em 1922), o Hospital Manoel Novaes (dedicado ao atendimento Materno-Infantil, fundado em 1953), o Hospital São Lucas (incorporado em 2009, no auge de uma epidemia de Dengue) e o Hospital Dia (o mais jovem da família).

“A Santa Casa não deixou de sofrer os reveses das sucessivas crises, entretanto, mantém a qualidade do atendimento prestado além de ter acompanhado o avanço tecnológico da Medicina”, pontuou Dr. Abelardo.

 

Compartilhe: