Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb lamenta falecimento do médico João Ettinger, ícone em cirurgia bariátrica

14 de junho de 2017

É com enorme pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) lamenta o falecimento do jovem médico cirurgião João Ettinger, aos 49 anos, decorrente da luta contra o câncer. Natural de Itabuna, Dr. João se formou médico em 1992 pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, totalizando 25 anos de dedicação à medicina.

“Tinha como principais destaques a capacidade profissional, a ética, o alto grau de humanidade, a benevolência, a beneficência e a vontade de praticar o bem”, comenta o amigo, médico e conselheiro do Cremeb, Dr. Iderval Tenório.

Em 2010, Dr. João Ettinger foi empossado como Presidente do Capítulo da Bahia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e anualmente participava dos Congressos Mundial e Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, com diversos trabalhos científicos sobre cirurgia bariátrica publicados em revistas internacionais.

Dentre as suas atividades profissionais, constava também o exercício da docência, tendo sido professor das disciplinas de “Cirurgia Experimental” e “Técnica Cirúrgica” na Escola Bahiana de Medicina. Na continuidade dos seus estudos acadêmicos, pesquisou sobre cirurgia bariátrica durante o Doutorado e, em 2004, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico em Vídeo do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica.

Além do compromisso profissional com a Medicina, o jovem médico também era artista plástico, atividade que lhe rendeu a pintura de diversos quadros. Com a obra “Baobá na Savana Africana” ele participou da Revista Vida & Ética, publicação do Cremeb, ilustrando a editoria “Expressão” da edição número 11. Confira aqui. Abordando uma temática diversificada, ele expôs seus quadros também durante a programação comemorativa dos 70 anos da ABM, em 2012.

O velório de Dr. João Ettinger acontece hoje, às 17h, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. Aos familiares, amigos, discípulos e admiradores, o Cremeb expressa seu pesar e solidariedade.

Compartilhe: