Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Itinerante Sudoeste: confira as ações realizadas e cronograma das próximas regiões contempladas

31 de agosto de 2021

Quatro fiscalizações em unidades públicas de saúde de Vitória da Conquista, duas palestras, sendo uma sobre “Publicidade Médica nas Mídias Sociais” e outra sobre “Atestado de Óbito: Responsabilidade Ética e Social do Médico”, e um encontro com médicos e representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) da região. Esse foi o saldo do Cremeb Itinerante 2021 na regional Sudoeste, que aconteceu nos dias 18 e 19.08. Esta já é a segunda visita do projeto este ano, que até dezembro deve contemplar mais quatro regiões (confira cronograma no final da matéria).

A iniciativa, que completou 10 anos de existência, tem como objetivo ouvir as dificuldades e expectativas dos médicos que atuam no interior, a fim de fomentar ações de melhorias da prática médica fora da capital baiana. “Apesar de estarmos atentos as demandas, através dos nossos representantes, a ação é mais uma estratégia para que possamos estar cada vez mais próximos”, afirmou a 1ª secretária do Cremeb, conselheira Aline Guimarães, que coordena as Delegacias, Comissões de Ética e Representações.

Para o delegado do Cremeb no Sudoeste, Dr. Luís Cláudio Carvalho, o Cremeb Itinerante é uma forma de estreitar os laços e discutir sobre o trabalho que já vem sendo realizado pela equipe na região, visando detectar pontos de melhorias. “A pandemia nos afastou um pouco, mas sabemos que nada melhor do que o contato presencial. Além disso, esta ação nos permite realizar as visitas de fiscalização juntamente com um conselheiro, neste caso Dra. Aline. O que é muito positivo”, disse ele, que representa o Conselho na região há 12 anos.

Palestras – É permitido divulgar antes e depois de procedimentos médicos? É possível incluir no carimbo a especialidade sem que a mesma esteja registrada no Conselho? É vedado divulgar o preço da consulta? Essas e outras dúvidas sobre publicidade médica nas mídias sociais foram esclarecidas durante a palestra da 1ª secretária, que aconteceu no dia 18 de agosto, na Casa do Médico em Vitória da Conquista. “Vejo muita gente dizer: ‘Tomara que deixe de proibir tal coisa’, mas muito do que tem de proibição na Resolução é para proteger o médico, o paciente e a sociedade”, pontua a conselheira Aline Guimarães.

 

 

Confira aqui apresentação completa.

Além das mídias sociais, os médicos presentes no evento também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o preenchimento da declaração de óbito, que, conforme Dr. Luís Cláudio Carvalho ratificou, é um ato médico. “Embora faça parte da nossa rotina, sabemos que muitos colegas têm dúvidas na hora de preencher o documento. A nossa intenção é sempre orientar para evitar prejuízos futuros, tanto para os médicos quanto para os familiares dos pacientes”, explicou ele, que proferiu a palestra sobre o assunto.

 

 

Confira aqui a apresentação completa.

Fiscalizações – As unidades fiscalizadas durante a ação em Vitória da Conquista foram: Hospital Geral, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Esaú Matos (maternidade e infantil) e Crescêncio Silveira (psiquiátrico). A UPA foi a primeira a ser visitada, no dia 18.08. A unidade, que fica anexa ao Hospital Geral e está concluindo uma reforma, funciona como a emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com porta aberta e estava com um grande fluxo de pacientes, inclusive, muitos deles aguardando nos corredores para serem transferidos para internamento no hospital geral. O fato de ter pacientes graves, com a necessidade de atendimento em UTI, internados na sala vermelha foi um dos problemas que mais chamou atenção da equipe.

A superlotação também foi o ponto mais crítico do HGVC, que também está passando por intervenções na sua estrutura física. A visita, que também ocorreu no dia 18.08, identificou sobrecarga de pacientes para a estrutura instalada, a exemplo dos 61 pacientes internados nos corredores do hospital, muitos deles com seus respectivos acompanhantes, acomodados sem a estrutura mínima necessária e sem qualquer tipo de privacidade. Os frascos de medicamentos venosos e identificação adicional de muitos destes pacientes, por exemplo, estavam presos nas paredes e macas de forma improvisada. O hospital de gestão estadual atende pacientes de Vitória da Conquista e região.

No Hospital Municipal Esaú Matos, cuja vistoria aconteceu no dia 19.08, a pouca oferta de leitos para atender a demanda da região também foi o que mais chamou atenção da equipe do Cremeb. Para compensar essa carência no atendimento materno-infantil, espaços destinados a outras atividades, a exemplo da brinquedoteca, estavam sendo utilizados para internar pacientes. Foi detectado que a parte de estrutura física, como os mobiliários, necessita de uma maior manutenção ou até substituição. No local, o conforto médico bem equipado merece destaque, no entanto, os profissionais relataram que os espaços foram custeados com recursos próprios.  Segundo relatado na visita, apesar de não ter recebido recursos para atendimento a pacientes com Covid-19, manteve esses atendimentos com recursos próprios.

O hospital psiquiátrico Crescêncio Silveira foi o único dos quatro visitados que não estava com um quadro de superlotação. Embora a unidade funcione em um espaço antigo, que carece de intervenções estruturais (incluindo mobiliário), as atividades estavam funcionando normalmente. “Embora todas as quatro unidades tenham pontos fortes de melhoria, reconhecemos que há um empenho de boa parte dos profissionais para que os pacientes tenham o atendimento médico. Outro ponto positivo é que não nos foi relato falta de insumos e medicamentos, exceto daqueles que de fato estão escassos no mercado. De modo geral, percebemos que temos uma carência na oferta de leitos”, pontuou a conselheira Aline Guimarães.

Além de Dra. Aline e Dr. Luís Cláudio, a visita em Vitória da Conquista contou com a participação da coordenadora do setor de Comissões, Denise Gomes, e do gerente administrativo do Cremeb, Thiago Pimenta, que foram verificar se existem necessidades de melhorias para o perfeito funcionamento da Delegacia do Sudoeste. As médicas Valéria Ladeia Santos e Edney Nascimento Matos, membros do Conselho em Vitória da Conquista (confira lista completa abaixo), também marcaram presença na reunião interna para discutir as dificuldades do médico no interior.

 

 

Cremeb Itinerante 2021: confira abaixo o cronograma das próximas visitas

29/09 a 01/10/21 – Delegacia Regional do Extremo Oeste
20 e 21/10/21 – Delegacia Regional do SUL
18 e 19/11/21 – Delegacia Regional do Vale do São Francisco
15 e 16/12/21 – Delegacia Regional do Norte


Conheça a Delegacia do Sudoeste:

Delegado Regional: Luís Cláudio Menezes Carvalho – 9068

Membros:

Adriano Fernandes Teixeira – 18885
Aloísio Alan Costa Fernandes – 14248
Edney Nascimento Matos – 10360
Valéria Ladeia Santos – 8636
Vitória Maria Dantas Muniz – 4194

Representantes de Itapetinga:

Artur Emílio de Carvalho Franca – 11376
Iury Oliveira Santos – 30280
Luiz Eduardo Brandão – 12467
Marcelo Lima Pinto – 10266
Thiago Santos Novais – 17759

Representantes de Jequié:

Ana Paula Sampaio de Mattos – 13999
Paulo Henrique de Assis Silva – 13592

Funcionários: Girlane Benevides e Hyure Trindade

Compartilhe: