Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Itinerante leva educação, fiscalização e serviços aos médicos do Centro Oeste

30 de março de 2022

Aproximação com os estudantes e os médicos da região do Centro Oeste, conhecendo de perto as necessidades da categoria; educação médica continuada, por meio de duas palestras gratuitas sobre “Publicidade Médica nas Mídias Sociais”; fiscalização em três hospitais, para verificar as condições de trabalhos dos médicos e do atendimento prestado à sociedade; reunião de alinhamento de processos internos com os representantes locais e mutirão de serviços no município de Jacobina, onde o Conselho não tem delegacia regional.

Esses foram os resultados da primeira edição do Cremeb Itinerante 2022, que iniciou as atividades no Centro Oeste nos últimos dias 24 e 25, visitando Jacobina e Irecê, respectivamente. “O nosso compromisso é estar onde os médicos estão, independentemente onde seja, levando sempre conhecimento, serviços e apoio, além de fiscalizar a prática médica. Hoje, 46% dos médicos da Bahia atuam no interior”, afirmou a primeira secretária do Cremeb, conselheira Aline Guimarães, que coordena as representações no interior do estado.

Fiscalizações – Uma visita ao Hospital Regional Vicentina Goulart, localizado em Jacobina e que atualmente está funcionando como porta aberta para pacientes (adulto e infantil) com síndromes respiratórias, deu início as atividades do Cremeb Itinerante no Centro Oeste no dia 24.03. O destaque negativo percebido pela equipe de fiscalização, que, além de Dra. Aline, contou com o delegado da região, Dr. Augusto Césare, e outros representantes, ficou por conta de um espaço reduzido na recepção da emergência, que se justifica pela unidade funcionar em uma estrutura física muito antiga. Para Dra. Aline, há uma subutilização do espaço físico, que, com a redução dos casos de Covid-19, é possível aproveitar melhor a estrutura para atendimento da população.

“O espaço é tão apertado que, às vezes, criamos leitos de observação nas enfermarias”, disse Dr. Leandro Oliveira, que é representante do Cremeb em Jacobina e já atuou como diretor do Hospital. Administrada desde janeiro pela Fundação José Silveira, a unidade conta com 55 leitos, no entanto, apenas 20 estão em funcionamento: 10 de enfermaria e 10 de UTI, que, no momento da visita, estavam sem superlotação. Por falta de dotação orçamentária, o tomógrafo, que já se encontra na unidade há dois meses, não tem previsão de funcionar. De positivo, a equipe destacou que não faltam insumos e os salários dos profissionais estão regulares.

O Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, também em Jacobina, porta-aberta e com atendimento 100% SUS, foi o segundo a ser vistoriado. Atuando com 41 leitos ativos de clínica médica e cirúrgica e mais 28 de obstetrícia, a unidade, assim como o Vicentina Goulart, é administrada pela Fundação José Silveira e funciona em uma construção muito antiga, dificultando, por exemplo, o transporte de pacientes nos corredores. No momento da fiscalização, o atendimento estava regular, com uma taxa de ocupação variando entre 50% e 60%. Não foi registrada falta de medicações e outros insumos. “Temos alguns episódios pontuais de desabastecimento de remédios que estão com pouca oferta no mercado, a exemplo da Dipirona e Ocitocina. Nesses casos, a gente segura o quanto pode para não faltar para quem realmente precisa”, declarou o farmacêutico de plantão, Antônio Medrado.

No dia 25 de março, foi a vez do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, receber a equipe do Cremeb. A unidade, que atende SUS e é administrada pela Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) há 9 anos, estava com um grande fluxo de pacientes, inclusive, 20 deles, entre adultos e crianças, aguardando nos corredores para serem medicados, encaminhados para exames e/ou acomodados no internamento. Segundo a diretora técnica, Dra. Lara Azevedo, a unidade, que hoje conta com 112 leitos, será ampliada e deve receber mais 90 leitos, no entanto, não há previsão de inauguração. “Do ponto de vista de UTI, a ampliação não será suficiente. Hoje, temos 20 leitos de UTI, sendo 10 Covid-19, mas, se eu tivesse 30, estariam todos ocupados”, pontuou ela.

Além da superlotação, com mais pacientes nos corredores do que nas salas de observação verde e amarela, Dra. Lara apresentou dificuldades para alguns desfalques nas escalas médicas, principalmente, na de obstetrícia e pediatria, este último, ela alega que não há profissionais disponíveis na região: “O volume de demandas da obstetrícia é muito alto para apenas dois obstetras plantonistas. Já registramos que o ideal seria três profissionais. O problema é que as gestantes de baixo risco vêm para cá pois não tem para onde ir na região. A sala cirúrgica, por exemplo, virou sala de pré e pós-parto, com quatro leitos improvisados. Tem gestante que tem alta sem sequer passar pela enfermaria”, relatou Dra. Lara, que se mostrou comprometida e empenhada com a resolução dos problemas já identificados.

Palestras – Visando orientar os médicos e estudantes de medicina sobre o que é e o que não é permitido na publicidade médica, com foco nas mídias sociais, a conselheira Aline Guimarães ministrou duas palestras gratuitas na região do Centro Oeste, sendo uma em Jacobina, no dia 24.03, e a outra em Irecê, no dia 25.03, ambas na Faculdades Ages de Medicina. “O artigo 114, do Código de Ética Médica, é o mais badalado nas denúncias que a gente recebe. Ele diz que é vedado ao médico ‘anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina’”, destacou a conselheira.

Nesta primeira edição do Cremeb Itinerante 2022, a novidade ficou por conta do mutirão de serviços, que foi realizado na cidade de Jacobina, na última quinta-feira (24). “A proposta tem como objetivo facilitar a vida dos médicos da região que precisam realizar algum serviço presencial, mas não mora na cidade onde a delegacia está instalada”, explicou Dra. Aline. De acordo com o servidor da delegacia do Centro Oeste, Alexandre Serrão, foram realizados cerca de 20 atendimentos, incluindo pedidos de inscrição por transferência, atualizações biométricas e entrega de Cédula de Identidade Médica. “Achei a proposta bastante interessante, pois encurtou a distância”, opinou a médica Paula Serra Azul, que fez uma atualização biométrica que, segundo ela, estava pendente há três anos.

 

Cremeb Itinerante 2022: cronograma das próximas visitas:

07 e 08.04 – Delegacia Regional do Norte
05.05 – Santo Antônio de Jesus
19 e 20.05 – Delegacia Regional do Extremo Oeste
02 e 03.06 – Delegacias Regionais do Centro Sul I e II
13 a 15.07 – Delegacia Regional do Nordeste
18 e 19.08 – Delegacia Regional do Sudoeste
15 e 16.09 – Delegacia Regional do Sul
06 e 07.10 – Delegacia Regional do Vale do São Francisco
09 a 11.11 – Delegacia Regional do Extremo Sul

Membros da Delegacia do Centro Oeste:

Augusto Césare Braga Teixeira – CREMEB 9623 (Delegado Regional)
Delano Santos Valois – CREMEB 18664 (Representante de Jacobina)
Laudenor Pereira Lemos Júnior – CREMEB 20278 (Representante de Jacobina)
Leandro José Carvalho de Oliveira – CREMEB 21074 (Representante de Jacobina)
Patrícia Alves Guimarães – CREMEB 11428 (Representante de Irecê)
Indira Ramos Senna Souza – CREMEB 32066 (Representante de Seabra)
Adriano Silva Pires – CREMEB 20458 (Representante de Seabra)
Anderson Barreto da Cunha – CREMEB 25424 (Representante de Seabra)

Compartilhe: