Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Itinerante: fiscalizações e palestra marcam ida do Conselho ao Extremo-Oeste baiano

6 de outubro de 2021

Três fiscalizações, palestra sobre publicidades em mídias sociais para a classe médica local, visitas técnicas em dois municípios e diálogos com membros da delegacia regional para conhecimento dos problemas enfrentados na região. Esse foi o balanço da recente visita do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ao Extremo-Oeste baiano, em mais uma edição do Cremeb Itinerante, ocorrido do dia 29 de setembro a 1º de outubro, nas cidades de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães.

Com coordenação da 1ª Secretária da autarquia, Consa. Aline Guimarães, o projeto visita as representações do Cremeb no interior do estado para prover melhorias diante as questões expostas e propor possíveis soluções para a realidade enfrentada nas unidades de saúde mais distantes da capital. Durante a reunião com os membros da Delegacia Regional do Cremeb no Extremo-Oeste – Dr. Ronaldo Dutra (delegado), Dra. Isa Bessa e Dra. Clarissa Bessa -, a conselheira Aline Guimarães apresentou os mais recentes projetos do Conselho, dentre eles a contratação de novos médicos e agentes fiscais, por exemplo.

“Essas contratações irão resultar num acompanhamento mais próximo do Cremeb às situações ocorridas no interior, tendo em vista a dimensão territorial do nosso estado. É uma forma de agregar melhorias no serviço prestado pelo Conselho, não somente aos médicos, mas também à população”, comenta a conselheira. Na reunião, foram relatadas pelos médicos locais as preocupações com as práticas de cartões de descontos e clínicas populares na região, que oferecem consultas a preços de difíceis exequibilidades, motivando algumas visitas técnicas específicas em Barreiras.

Fiscalizações

Distribuídas entre as cidades de Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras, as três visitas técnicas aconteceram durante o dia 30 de setembro (quinta-feira). Na cidade de Barreiras, o Cremeb Itinerante visitou as clínicas Amor Saúde e Yoná, unidades que oferecem atendimento de especialidades a preços populares. Realizadas pela conselheira Aline Guimarães e pela integrante da Delegacia Regional do Extremo-Oeste, Dra. Clarissa Bessa, as respectivas fiscalizações conheceram os fluxos de atendimento, visitaram as salas de atendimento médico e prestaram orientações sobre a divulgação de médico especialista e a necessidade de criação de Comissão de Ética Médica para quando os corpos clínicos das unidades forem compostos por mais de 30 médicos.

Na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, a fiscalização aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com a presença do delegado regional do Extremo-Oeste, Dr. Ronaldo Dutra e do representante do Conselho em Luiz Eduardo Magalhães, Dr. Tarlis Sabadin. A UPA, apesar do satisfatório funcionamento, acumula sobrecarga de demanda devido a ausência de uma rede de apoio no município, realizando atendimento para quatro classificações de risco (azul, verde, amarelo e vermelho), de acordo com o apresentado pela Diretora Administrativa da unidade e enfermeira Marianna Constenla.

Além do fluxo de entrada do paciente até o último atendimento, foram conhecidas as reformas do banheiro e do conforto médico – enquanto isso, os profissionais utilizam os mesmos sanitários dos demais visitantes -, a instalação da farmácia, que não registra ausência de medicamento, mas necessita de um espaço maior, salas de classificação de risco, refeitório, consultórios de atendimento médico e sala de eletrocardiograma. Ao todo, a UPA comporta sete cômodos para acompanhamento adulto, uma sala de isolamento, três salas pediátricas e uma sala vermelha.

Para registro das necessidades estruturais, de corpo clínico e demais ocorrências, a gerência da Unidade envia relatório quadrimestral para a secretaria de Saúde do município, com apontamentos e análises dos números que traduzem os fluxos e anseios do serviço prestado. Uma das necessária melhorias encontradas pelo Conselho e já solicitadas pela administração local é a aquisição de novas camas, diante as ferrugens nas camas atuais, algumas sem grades laterais – equipamento para minimizar o risco de queda do enfermo e que está previsto no protocolo de segurança do paciente.

A visita do Cremeb na UPA de Luiz Eduardo Magalhães teve acompanhamento e informações prestadas também pela Diretora Médica e Financeira da unidade, Dra. Anna Paula Borges.

Palestra

O Cremeb Itinerante caminha lado a lado com o projeto de Educação Médica Continuada do Conselho, e na região Extremo-Oeste não foi diferente. Proferida pela conselheira 1ª Secretária, em Barreiras, a palestra “Publicidade Médica nas Mídias Sociais” reuniu cerca de 60 médicos, além de estudantes de Medicina das universidades locais.

“Esse é o momento mais rico, a nível de troca de conhecimento, da nossa vinda para a região. Quanto mais instruções educativas e compartilhamento de interpretações, menor é a probalidade de equívoco ético na sua publicidade”, explica Dra. Aline Guimarães, diante um tema que representa uma larga faixa das denúncias que chegam até a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremeb.

A palestra se faz mais necessária ainda quando analisada a quantidade de novos médicos anualmente no mercado de trabalho, fruto do crescimento exacerbado do número de escolas médicas, com a ainda crescente influência das mídias digitais nas nossas vidas. Com introdução teórica, análises de casos concretos – sempre salvaguardando o sigilo do denunciante e denunciado -, orientações sobre os principais cuidados e esclarecimentos sobre o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), médicos e estudantes levantaram as sua principais dúvidas, respondidas pela conselheira palestrante.

A abertura do evento ficou sob a responsabilidade da integrante da Delegacia Regional do Extremo-Oeste e ex-conselheira do Cremeb, Dra. Isa Bessa e o encerramento a cargo do delegado regional do Cremeb, Dr. Ronaldo Dutra, que frisou as portas abertas do Conselho para orientação e apoio diante as demandas da classe médica na região. Para a sua realização, o Cremeb teve o apoio da Associação de Médicos do Oeste da Bahia.

Continuação do Cremeb Itinerante

Após passar pelo Extremo-Sul (Porto Seguro e Eunápolis), Sudoeste (Vitória da Conquista) e Extremo-Oeste (Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães), o projeto seguirá acompanhando de perto as necessidades dos médicos que estão no interior, com previsão de visita nos próximos meses às regiões Sul (Itabuna), Vale do São Francisco (Juazeiro) e Norte (Paulo Afonso).

“O Cremeb Itinerante tem como objetivo promover uma maior aproximação do Conselho com os médicos jurisdicionados que residem no interior do estado, conhecendo de perto as suas realidades, além fomentar debates pertinentes a temas éticos, mantendo-os informados e integrados às atividades e funções da instituição”, ressalta a conselheira Aline Guimarães.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos do Cremeb Itinerante no Extremo-Oeste.

Compartilhe: